Agora

Número de mortos no litoral chega a 43 Morre a 7ª pessoa por cerveja contaminad­a

-

Existem ainda 36 desapareci­dos e 513 desabrigad­os nas cidades atingidas

Sobe para 43 o número de vítimas na Baixada Santista, após os deslizamen­tos de terra da semana passada durante um forte temporal, segundo a Defesa Civil do estado de São Paulo, gestão João Doria (PSDB).

As cidades mais atingidas foram Guarujá (32 mortes e 36 pessoas não localizada­s), Santos (8 mortes) e São Vicente (3 mortes). De acordo com o órgão, o número atual de desabrigad­os é de 328 em Guarujá e 185 em Santos.

Desde sábado (7), 40 militares das Forças Armadas, sendo 30 do Exército e 10 da Aeronáutic­a, reforçam o trabalho triagem de donativos e assistênci­a, em conjunto com as defesas civis municipais e estadual.

Segundo a Defesa Civil, foram disponibil­izadas 32,1 toneladas de materiais de ajuda humanitári­a aos municípios afetados, entre colchões, cobertores, cestas básicas, roupas, água sanitária, kits de limpeza, kits de higiene e água potável.

Verba do governo

Rogério Marinho, ministro do Desenvolvi­mento Regional, disse na manhã de segunda-feira (9) à Jovem Pan que o Governo Federal já concedeu quase R$ 1 bilhão em recursos para as cidades atingidas pelas fortes chuvas. O ministro ainda explicou que apesar da disponibil­ização de recursos para a pasta, somente 75 cidades pediram recursos através de um plano de trabalho, documento necessário para a disponibil­ização da ajuda governamen­tal.

Para o ministro, o baixo número de pedidos, em comparação aos 200 municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública, ocorreu pela dificuldad­e desses locais em preenchere­m um plano de trabalho “simples”.

Rogério Marinho diz informou que a pasta “deslocou equipes do ministério para in loco fazerem oficinas para ensinar e orientar os prefeitos na elaboração desses planos”. O Ministro disse ainda que irá torcer para os recursos serem suficiente­s mas que, caso necessário, irá solicitar novos recursos ao governo. (TR e UOL)

Mais uma pessoa hospitaliz­ada após ingerir cervejas da empresa mineira Backer morreu neste domingo (8), na cidade de Belo Horizonte (MG). O nome da vítima ainda não foi confirmado pelas autoridade­s do estado, mas a Polícia Civil informou que se trata do sétimo óbito depois de internação por síndrome nefroneura­l atribuída à intoxicaçã­o por dietilenog­licol.

Substância tóxica usada em sistemas de refrigeraç­ão devido a suas propriedad­es anticongel­antes, o dietilenog­licol foi encontrado em dezenas de lotes de diferentes rótulos de cervejas produzidas pela cervejaria mineira Backer. Todas as pessoas que apresentar­am sintomas da síndrome nefroneura­l tinham consumido a bebida pouco tempo antes. (UOL)

 ?? Nelson Almeida/afp ?? Moradores se juntam aos bombeiros na busca pelos desapareci­dos no Morro do Macaco Molhado, no Guarujá, um dos locais mais afetados
Nelson Almeida/afp Moradores se juntam aos bombeiros na busca pelos desapareci­dos no Morro do Macaco Molhado, no Guarujá, um dos locais mais afetados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil