Agora

Um ano após massacre, escola Raul Brasil vai reabrir em abril

Com 90% da reforma pronta, colégio de Suzano busca dar nova cara onde vítimas foram baleadas

- DHIEGO MAIA

O canteiro de obras já mostra a nova cara da Raul Brasil, escola pública que ficou nacionalme­nte conhecida por ter sido alvo de um massacre que completa um ano nesta sexta-feira (13).

Com 90% da reforma concluída, o colégio de Suzano quer virar a página do episódio que abalou alunos, professore­s e moradores da cidade da Grande São Paulo.

Intervençõ­es já duram cinco meses e estão sendo feitas em pouco mais de 2.000 m² de área.

O cronograma inicial previa a entrega do colégio reformado até o final deste mês, o que não será cumprido, segundo Rossieli Soares, secretário de Educação da gestão Doria (PSDB). “Por conta das chuvas, a obra só ficará pronta em meados de abril”, disse.

Além de novos blocos, de arquitetur­a típica de escola pública, a reforma tem buscado dar uma nova roupagem aos espaços em que alunos e professore­s foram mortos a tiros.

Naquele 13 de março de 2019, o ex-aluno Guilherme Taucci, 17, e Luiz Henrique de Castro, 25, entraram no colégio armados, aproveitar­am o intervalo das aulas e mataram a tiros cinco estudantes e duas funcionári­as.

Antes de chegarem à escola, haviam matado um empresário, tio de Guilherme.

A principal mudança ocorreu no portão de entrada dos alunos. A antiga estrutura, por onde os atiradores tiveram acesso à escola pela rua Otávio Miguel da Silva, foi desativada.

Após a reforma, os estudantes terão acesso ao colégio pela rua José Garcia de Souza. Outro corredor será construído ao lado para uso exclusivo de quem não for da comunidade escolar.

O movimento de alunos, professore­s e pessoas de fora da escola será monitorado por agentes de segurança e câmeras. A reforma também atingiu o refeitório do colégio, um dos locais em que os atiradores fizeram mais vítimas. A cantina está sendo erguida do zero e mudou de lugar. (Folha)

7 pessoas entre alunos e funcionári­os foram mortos no massacre de

13 de março de 2019

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? Pátio em obras da escola Raul Brasil, em Suzano; colégio que foi cenário de massacre há um ano e ganhou nova entrada, refeitório e banheiros maiores
Zanone Fraissat/folhapress Pátio em obras da escola Raul Brasil, em Suzano; colégio que foi cenário de massacre há um ano e ganhou nova entrada, refeitório e banheiros maiores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil