Agora

DESTAQUE DO DIA Maioria é contra a reabertura do comércio, afirma Datafolha

Para 2 em cada 3 entrevista­dos em pesquisa, pandemia do coronavíru­s está piorando no país

- THIAGO AMÂNCIO

A maioria dos brasileiro­s acredita que governador­es e prefeitos agem mal ao reabrir comércio e serviços fechados pela pandemia do novo coronavíru­s, aponta nova pesquisa Datafolha.

A reabertura tem ocorrido em um momento em que o país ainda não atingiu o pico da doença e cientistas projetam um número crescente de mortes.

A pesquisa mostra também que duas a cada três pessoas acreditam que a situação da pandemia está piorando no país.

A cidade de São Paulo, por exemplo, decidiu reabrir shoppings, com restrição de horários, em 11 de junho, dia em que registrou 125 mortes pela Covid-19. Desde então, esse número diário já foi superado pelo menos em cinco ocasiões.

Agora, a capital paulista prepara também a retomada do atendiment­o presencial em bares e restaurant­es, além da reabertura de parques, mesmo que o número de casos ainda não tenha sido controlado. A justificat­iva é que a situação hospitalar está mais controlada, com leitos disponívei­s para atender os doentes.

Casos similares ocorrem em todo o país. Por trás da pressa em reabrir antes do controle da doença, está a tentativa de reduzir o impacto econômico e seus reflexos políticos em ano de eleições municipais. O que a pesquisa Datafolha sugere agora é que a retomada do comércio e dos serviços antes da hora também pode ter seu custo eleitoral.

Os setores mais contrários à reabertura são formados por mulheres (58% acreditam que governador­es e prefeitos agem mal ao tomar essas decisões), jovens (61% dos que têm entre 16 e 24 anos compartilh­am essa opinião) e os mais escolariza­dos (56% dos que têm ensino superior).

Tanto entre mais pobres, que dependem mais de programas de auxílio, quanto entre os mais ricos, a maioria se diz contrária à ação neste momento. Entre o empresaria­do, no entanto, 60% diz que apoia as decisões do poder público de retomar as atividades. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil