Agora

Decotelli encontra Bolsonaro, nega plágio e diz que fica no MEC

Ministro da Educação é acusado de plágio e teve doutorado contestado por universida­de

- GUSTAVO URIBE PAULO SALDAÑA

Após encontro com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, negou que tenha cometido plágio em dissertaçã­o de mestrado e disse que continua à frente do cargo. Em seguida, Bolsonaro escreveu em rede social que “por inadequaçõ­es curricular­es o professor vem enfrentand­o todas as formas de deslegitim­ação para o ministério”.

“O Sr. Decotelli não pretende ser um problema para a sua pasta, bem como, está ciente de seu equívoco”, disse o presidente.

Apesar das declaraçõe­s que indicam apoio ao ministro, o presidente pediu nesta segunda-feira (29) a deputados e assessores indicações de substituto­s.

O ministro não disse para quando será remarcada a cerimônia de posse, que foi suspensa nesta segunda (29). Afirmou que essa é uma questão de protocolo da Presidênci­a da República.

“Vou ficar até de noite sabe para quê? Para tentar corrigir os ajustes de Enem e de Sisu. E das demandas grandes”, disse Decotelli.

Segundo ele, na audiência, Bolsonaro o questionou sobre inconsistê­ncias em seu currículo. “Não houve plágio, porque o plágio é considerad­o quando o senhor faz Cltr C e Cltr V. Não foi isso [que aconteceu]”, disse.

O ministro reconheceu que se referiu em seu trabalho de mestrado na FGV a trechos de um relatório da CVM (Comissão de Valores Mobiliário­s), mas que respeitou o percentual permitido de citações.

Já a Universida­de de Wuppertal (ALE), informou que Decotelli não possui pós-doutorado na instituiçã­o, ao contrário do que consta em seu currículo.

Irritado com as revelações, o presidente passou a avaliar desde a tarde desta segunda uma troca na direção da pasta. (Folha)

 ?? Marcello Casal Jr/agência Brasil ?? O ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, tenta continuar no cargo
Marcello Casal Jr/agência Brasil O ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, tenta continuar no cargo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil