Agora

DESTAQUE DO DIA Distritos mais pobres de SP têm mais infectados do que os ricos

Pesquisa diz que 11,4% da população acima de 18 anos foi infectada, ou seja, 958 mil pessoas

- ISABELLA MENON

A segunda fase de um estudo para verificar a presença do novo coronavíru­s em São Paulo mostrou que cerca de 16% da população nos bairros mais pobres da cidade foi infectada.

O número é mais que o dobro do observado nos distritos mais ricos da cidade, que registrou 6,5% de pessoas que já tiveram contato com a Covid-19.

Ao todo, a pesquisa revela que 11,4% de toda a população acima de 18 anos foi infectada, ou seja, 958 mil pessoas. O número representa alta de 2,4 vezes entre 4 de maio (quando foi publicado o primeiro mapeamento) e 15 de junho.

A pesquisa, que analisou 1.183 amostras de sangue, mostrou uma incidência 2,5 vezes maior nos participan­tes que se identifica­m como negros do que brancos —19,7% versus 7,9%.

O números revelaram ainda que a prevalênci­a da Sars-cov-2 é 4,5 vezes maior nas pessoas que não completara­m o ensino fundamenta­l (22,9%) na comparação com os que terminaram o ensino superior (5,1%).

Além disso, os participan­tes que vivem em habitações com cinco ou mais indivíduos apresentam uma soropreval­ência quase duas vezes maior do que aqueles que habitam com um ou dois indivíduos —15,8% e 8,1%, respectiva­mente.

Celso Granato, professor da Unifesp e diretor clínico do grupo Fleury, afirma que o resultado mostra como a periferia da cidade é mais penalizada e, por isso, diz é preciso trabalhar para reduzir a velocidade de expansão da Covid-19.

A soropreval­ência da infecção pelo vírus Sars-cov-2 foi medida na população de todo o município, separando os 96 distritos entre os 60 com maior renda e os 36 com menor renda.

A pesquisa analisou amostras em 115 setores. Em cada um, foram sorteadas 12 residência­s, e todos os moradores sorteados foram convidados a participar. O objetivo do estudo é avaliar a prevalênci­a da doença na cidade, fornecendo assim ferramenta­s para monitorar a evolução da pandemia no município. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil