Agora

Ciclone-bomba já provocou ao menos 9 mortes na região sul

Uma pessoa segue desapareci­da; ventos foram sentidos em São Paulo e no Mato Grosso do Sul

-

Ao menos nove pessoas morreram por causa de um ciclone-bomba, registrado desde terça-feira (30), no sul do Brasil. Os mortos foram em Santa Catarina. Também há a suspeita de um morto no Rio Grande do Sul. As informaçõe­s são de equipes de Defesa Civil.

Pelo menos uma pessoa está desapareci­da em Brusque (SC). O fenômeno provocou queda de árvores, destelhame­ntos e falta de luz. Nesta quarta (1), os ventos registrado­s foram de até 130 km/h. O ciclone tem causado ainda mar agitado e ressaca marítima.

O ciclone-bomba também provocou vendavais nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além da região costeira do Sudeste.

Na terça-feira (30), a região metropolit­ana de São Paulo ficou sob classifica­ção de perigo potencial, com ventos entre 40 km/h e 60 km/h e baixo risco de queda de galhos de árvores.

O Instituto Nacional de Meteorolog­ia registrou alertas de vendaval, com os graus de perigo e de perigo potencial para diversas regiões dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Os alertas de perigo ocorreram nas áreas leste, sul, sudoeste, centro-norte e pantanal do Mato Grosso do Sul. No estado de São Paulo, os ventos foram sentidos nas regiões de Bauru, Araraquara, Piracicaba, Itapetinin­ga, Presidente Prudente, Marília e Assis, de acordo com os dados do Inmet.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil confirmou mortes em Tijucas (três), Chapecó, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Ilhota, Itaiópolis e Rio dos Cedros (um em cada).

Um dos mortos em Tijucas não resistiu após ser atingido por uma estrutura não especifica­da. A queda de árvore matou uma idosa de 78 anos em Chapecó, enquanto um homem perdeu a vida depois de ser atingido por fios de alta tensão em Santo Amaro do Imperatriz. No Rio Grande do Sul, um homem de 53 anos teria morrido após ser soterrado durante um deslizamen­to de terra em Nova Prata, na Serra. A informação não foi confirmada. (Folha e UOL)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil