Agora

1 milhão já caiu na malha fina do IR de 2020

-

No país, 31,9 milhões entregaram sua declaração no prazo, que acabou nesta 3ª

A Receita Federal divulgou nesta quarta (1º) que 31,980 milhões de declaraçõe­s do Imposto de Renda foram enviadas dentro do prazo, que terminou na terça (30). A expectativ­a do Fisco era que 32 mihões de contribuin­tes enviassem a prestação de contas.

Na comparação com 2019, a Receita registrou um aumento de 4,3% nos envios feitos no prazo. No ano passado, foram 30,6 milhões as declaraçõe­s enviadas, de uma previsão inicial de 30,5 milhões.

No estado de São Paulo, o total de declaraçõe­s submetidas bateu a expectativ­a definida pelo governo –10,3 milhões de contribuin­tes enviaram o IR no prazo.

Segundo o secretário da Receita, José Tostes Neto, 1 milhão de declaraçõe­s já estavam na malha fina no dia 29 de junho. O principal motivo para reter uma declaração é a omissão de rendimento­s –42,2% dos contribuin­tes com declaraçõe­s retidas deixaram de informar o salário, por exemplo

As deduções foram o segundo motivo mais comum a levar as declaraçõe­s à malha fina e 33,3% tratavam de despesas médicas.

Para saber se a Receita encontrou pendências, o contribuin­te deve consultar o extrato da sua declaração pelo sistema e-cac, que exige cadastro e senha. Na primeira vez é preciso informar os números dos recibos das duas últimas declaraçõe­s entregues.

O contribuin­te pode enviar uma retificado­ra corrigindo as falhas.

Quem não entregou a declaração do IR até o dia 30, mas é obrigado a detalhar seus gastos, já pode fazer a prestação de contas no sistema. Haverá a cobrança de multa, que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido em 2019.

Os dois primeiros lotes de restituiçõ­es do IR já foram pagos nos dias 29 de maio e 30 de junho. O próximo pagamento será feito no dia 31 de julho, quando 4,9 milhões de contribuin­tes receberão R$ 5,6 bilhões em imposto devolvido. (Folha e LL)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil