Agora

Bolsonaro fala em vetar projeto de lei Moraes prorroga inquérito

-

Em derrota do governo, Senado aprovou texto sobre fake news

BRASÍLIA O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse a apoiadores na manhã desta quarta-feira (1º) que há possibilid­ade de vetar o projeto de lei sobre fake news aprovado na terça (30) pelo Senado. O texto ainda precisa passar pela Câmara antes de seguir para a avaliação do presidente da República.

“Acho que, na Câmara, vai ser difícil aprovar. Agora, se for [aprovado], cabe a nós ainda a possibilid­ade do veto. Acho que não vai vingar este projeto não”, disse o presidente a simpatizan­tes na área interna do Palácio

da Alvorada. A declaração foi transmitid­a em vídeo por apoiadores.

Em uma derrota para o governo, o Senado aprovou nesta terça-feira o projeto por 44 votos a 32. Houve duas abstenções. Agora, a proposta seguiu para a Câmara dos Deputados. Se for aprovado sem alterações, vai para sanção ou veto de Bolsonaro. O governo orientou seus aliados pelo voto contrário.

Após longa negociação, os senadores votaram uma versão desidratad­a em relação ao que vinha sendo discutido. O texto aprovado pelo Senado manteve a retirada de um ponto polêmico debatido pelos senadores nas últimas semanas: a exigência de documentos para abertura de contas em redes sociais. (Folha)

BRASÍLIA O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou por mais seis meses o inquérito das fake news, que investiga ameaças e disseminaç­ão de notícias falsas contra integrante­s da corte nas redes sociais.

Em uma decisão curta, o magistrado afirmou que as apurações seriam finalizada­s em 15 de julho, mas que é necessário dar prosseguim­ento ao caso ao menos até 15 de janeiro.

O inquérito, que é alvo de polêmicas, investiga deputados, empresário e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e representa um dos principais pontos de tensão entre o Palácio do Planalto e o Supremo. (Folha)

 ?? Reprodução ?? Cena de propaganda divulgada nesta quarta (1º), em que Bolsonaro conversa com ‘Dona Maria Eulina’, cuja foto aparece no site do banco de imagens istock
Reprodução Cena de propaganda divulgada nesta quarta (1º), em que Bolsonaro conversa com ‘Dona Maria Eulina’, cuja foto aparece no site do banco de imagens istock

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil