Agora

Começa reta final

Times paulistas retomam os treinament­os com bola em meio a incerteza do calendário

- ALEX SABINO BRUNO RODRIGUES

Os clubes da Série A-1 do Campeonato Paulista retomaram nesta quarta-feira (1º) os treinos com bola, após aprovação do governo estadual, em mais um passo rumo ao retorno do futebol profission­al em São Paulo.

Na semana passada, as equipes realizaram testes de Covid-19 nos elencos e iniciaram trabalhos físicos com os atletas, seguindo o protocolo sanitário apresentad­o pelos clubes e pela Federação Paulista de Futebol às autoridade­s governamen­tais do estado.

Apesar do sinal verde para a volta aos trabalhos no campo, o retorno do Campeonato Paulista ainda é uma incógnita. E não só com relação à própria conclusão do torneio, interrompi­do faltando seis rodadas para o fim (duas da primeira fase e quatro do mata-mata), mas com possíveis implicaçõe­s no calendário nacional.

A CBF anunciou na última quinta-feira (25) a intenção de iniciar o Campeonato Brasileiro em agosto. A primeira divisão começaria no dia 9, e a Série B, no dia 8. Nesta quarta, representa­ntes dos 20 clubes da Série C nacional encaminhar­am um documento à CBF pedindo que a terceira divisão também retorne na mesma semana.

Dez clubes da elite do Paulista estão envolvidos nos torneios das Séries A, B e C do Nacional.

A falta de unidade política no combate à pandemia do novo coronavíru­s, em que estados e municípios têm autonomia para colocar em prática as suas próprias medidas, também contribui para esse cenário de incertezas.

Primeiros chutes

No Rio de Janeiro, a bola já está rolando em jogos do torneio local há duas semanas, após processo de retomada liderado por Flamengo e Vasco. Em Minas Gerais, a federação local previa o reinício do Campeonato Mineiro em 26 de julho, o que foi vetado pelo governo estadual, que não aprovou o protocolo sanitário apresentad­o por clubes e federação.

Quem também viu seu plano frustrado pelas autoridade­s foi a Federação Gaúcha de Futebol. A ideia da entidade era reiniciar o estadual em 19 de julho. Porém, o governador Eduardo Leite (PSDB) brecou as intenções da federação e, apesar de elogiar o protocolo sanitário elaborado para a volta do campeonato, disse que “o retorno do futebol não é uma prioridade”, o que deverá forçar o adiamento da data prevista para a retomada.

Após a declaração do governador, o Grêmio informou que passará a treinar em Criciúma, Santa Catarina, onde há menos restrições de atividades. Porto Alegre voltou a entrar na chamada “bandeira vermelha”, estágio com medidas mais rígidas de isolamento –incluindo o fechamento de clubes esportivos– no qual permanecer­á pelas próximas duas semanas.

São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais possuem 12 clubes na Série A do Campeonato Brasileiro, mais da metade dos participan­tes. Na Série B, esses quatro estados têm oito equipes na disputa.

Nas mãos de Doria

A reportagem apurou que os clubes paulistas trabalham com a possibilid­ade de o Estadual reiniciar na primeira quinzena de agosto. A definição depende da retração da doença e da autorizaçã­o do governador João Doria (PSDB).

Se o prazo for encurtado, eles esperam que tenham ao menos um mês de treinos antes de voltarem as

(UOL) partidas oficiais.

Em audiência realizada por videoconfe­rência na terça-feira (30) entre Federação Paulista, governo estadual, Ministério Público do Trabalho e a desembarga­dora Ana Paula Pellegrina Lockmann, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-15), os clubes e a federação se compromete­ram a apresentar o protocolo para a volta gradual dos jogos até o próximo dia 7.

Eles esperam entregar o documento até o início da próxima semana, a fim de dar mais tempo de análise às autoridade­s e acelerar o processo.

A desembarga­dora Lockmann, então, agendou com as partes uma nova audiência para o dia 13 e deverá determinar a aprovação ou não deste protocolo referente ao retorno das partidas no estado de São Paulo.

Quem ainda aguarda liberação do governo para retomar os treinos com bola é o Botafogo-sp. Isso porque a cidade de Ribeirão Preto é o epicentro da Covid-19 em sua região, que se encontra na Fase 1 do “Plano São Paulo”, o programa de reabertura econômica.

Nesse estágio, atividades considerad­as não essenciais estão impedidas. Dessa forma, a equipe teria de treinar em algum outro município da Fase 2, que já permite reabertura gradual do comércio, por exemplo.

Nesta quarta, o elenco do Botafogo-sp realizou apenas trabalhos físicos e agora espera aval da prefeitura de Ribeirão Preto e do governo para iniciar os treinament­os com bola. Nesta quinta-feira (2) de manhã, está prevista uma atividade online para os jogadores. (Folha)

 ?? Cesar Greco/palmeiras/divulgação ?? Observado por um membro da comissão técnica, o atacante Luiz Adriano mata a saudade da bola no treino do Palmeiras na Academia de Futebol; Verdão confirma mais um jogador com a Covid-19
Cesar Greco/palmeiras/divulgação Observado por um membro da comissão técnica, o atacante Luiz Adriano mata a saudade da bola no treino do Palmeiras na Academia de Futebol; Verdão confirma mais um jogador com a Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil