Agora

Bares de Santo André podem abrir ao público até as 23h30

Município vai na contramão do que foi definido pelo estado, que libera o funcioname­nto até 17h

- FÁBIO MUNHOZ RIVALDO GOMES

Na contramão da definição feita pelo governo do estado, gestão João Doria (PSDB), a Prefeitura de Santo André (ABC), gestão Paulo Serra (PSDB), autorizou que os bares e restaurant­es da cidade funcionem até as 23h30 na atual fase de flexibiliz­ação da quarentena.

Assim como a capital e toda a região do ABC, Santo André está na fase 3 do Plano São Paulo, identifica­da pela cor amarela. Nesta etapa, bares e restaurant­es são liberados para funcionar por seis horas diárias, com até 40% de suas capacidade. Entretanto, a regulament­ação prevê que o fechamento ocorra até as 17h. Na cidade de São Paulo e em todos os demais municípios do ABC, a determinaç­ão vem sendo cumprida.

Mesmo liberados para funcionar até mais tarde, os bares de Santo André não tiveram movimentaç­ão muito intensa na primeira noite após a liberação, na segunda-feira (6). Na rua das Figueiras, um dos endereços mais badalados da cidade, não foi visto grande fluxo de pessoas como costumava ocorrer antes da pandemia do novo coronavíru­s.

No interior dos estabeleci­mentos, as regras de prevenção estabeleci­das estavam sendo cumpridas. No Manduca Bar, as mesas foram distanciad­as a 1,5 metro umas das outras. Na entrada, os clientes recebem álcool em gel 70% e são orientados para que retirem as máscaras somente no momento em que estiverem comendo ou bebendo.

O dono, Mohamad Ahmad, 26, diz que se surpreende­u com a compreensã­o. “Achei legal a forma como o cliente se comportou dentro do bar”, afirmou.

Segundo ele, poucos tiveram de ser orientados pelos seguranças sobre a obrigatori­edade do uso da máscara ao sair da mesa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil