Agora

Documentár­io resgata infância pobre em Porto Rico

-

complexida­des. Ele foi levado a certos caminhos por pessoas gananciosa­s, mas, honestamen­te, ele também queria fazer dinheiro.”

Longe do holofote

O sumiço da vida pública veio depois que Mercado assinou um contrato sem os devidos cuidados e perdeu os direitos de sua marca e de seu próprio nome para seu empresário de longa data, Bill Bakula. Os dois passaram seis anos brigando na justiça, o que acelerou a debilitaçã­o da saúde do astrólogo.

Ainda que sem nenhuma presença online, Mercado foi catapultad­o à fama digital para as gerações de latinos mais jovens ao aparecer num post do ator Lin-manuel Miranda, americano de origem porto-riquenha famoso por escrever o musical “Hamilton”.

O documentár­io mostra o encontro dos dois, como parte da renascença cultural do ícone latino. (Folha)

A vida mística de Walter Mercado começou cedo. “Ligue Djá: O Lendário Walter Mercado” resgata sua infância pobre nos campos de canade-açúcar de Porto Rico, quando o menino sonhador vira “Walter dos Milagres”. Uma vizinha testemunha o garoto dar vida nova a um passarinho morto com um singelo sopro, e pessoas do bairro passam a fazer fila em sua casa para tocar a ave.

Na capital, San Juan, ele estuda dança e atua, dando início à sua carreira nas telenovela­s. Em 1969, uma aparição num programa de TV muda seu destino para sempre —ele aparece fantasiado e maquiado para promover uma peça de teatro, mas engata um monólogo de 15 minutos sobre signos.

Mercado hipnotiza a nação e congestion­a as linhas telefônica­s da emissora. Rapidament­e, ganha um programa de TV, o primeiro do mundo totalmente dedicado à astrologia.

Os diretores não fogem da questão que paira no ar o tempo todo.

Afinal, ele era gay? Numa entrevista a Marília Gabriela de 1998, a jornalista comenta que ele tem “uma aparência muito feminina”. “Quando criança, quando atendia o telefone, me chamavam de senhora ou senhorita. Nunca me preocupei”, ele responde blasé.

Na dúvida, ao longo do filme, a pergunta volta. “Você é heterosexu­al?” Para evitar spoilers desnecessá­rios, digamos apenas que a resposta é adequadame­nte um tanto mística. (Folha)

 ?? Divulgação ??
Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil