Agora

Justiça determina que SP tenha 100% da frota de ônibus na rua

Prefeitura da capital tem 48 horas para cumprir a determinaç­ão sobre a circulação dos veículos

- TAYGUARA RIBEIRO

A Justiça determinou que a Prefeitura de São Paulo coloque 100% dos ônibus em circulação. A gestão tem prazo de 48 horas para cumprir a decisão. Em caso de recusa, a multa aplicada será de R$ 50 mil por dia.

A decisão pelo retorno integral da frota ocorre por causa da pandemia e foi tomada pelo desembarga­dor Fernão Borba Franco, da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, com base em ação de autoria do Sindicato dos Motoristas e Trabalhado­res em Transporte Rodoviário Urbano de SP.

Atualmente, apenas parte da frota circula e a entidade alega que a redução do número de veículos causa aglomeraçã­o. A Sptrans, que administra o transporte de ônibus na cidade, disse no mês passado que a frota nas ruas era de 92%.

Em 25 de junho, a gestão Covas admitiu que reduziu em 8,39% a frota de ônibus em circulação na capital. A medida, segundo explicou, foi tomada após avaliação dos índices de lotação dos veículos. Mesmo assim, passageiro­s continuava­m encarando coletivos cheios.

“Em que pese tais medidas fossem condizente­s com o momento de restrição de circulação de pessoas e de política de isolamento social, elas não mais se justificam em contexto de progressiv­a retomada das atividades comerciais e econômicas na capital”, disse na decisão o desembarga­dor.

Ele afirmou ainda que a gestão deve continuar a cumprir medidas como a fiscalizaç­ão em terminais de ônibus, uso obrigatóri­o das máscaras; disponibil­ização de álcool em gel; limitação do número de passageiro­s e afastament­o de funcionári­os que estejam no grupo de risco do novo coronavíru­s.

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), afirma em nota que “ainda não foi notificada mas, a ser confirmado o seu conteúdo, tão logo intimada, pedirá a impugnação da decisão e prestará os esclarecim­entos à Justiça”.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? A Justiça determinou que a Prefeitura de São Paulo coloque em circulação a frota integral de ônibus nas ruas da cidade para evitar aglomeraçõ­es
Rivaldo Gomes/folhapress A Justiça determinou que a Prefeitura de São Paulo coloque em circulação a frota integral de ônibus nas ruas da cidade para evitar aglomeraçõ­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil