Agora

Núcleos afros se unem contra fraudes em cotas ‘Ninguém quer tomar espaço só porque é negro’

-

Líderes querem travas a desvios na distribuiç­ão igual de recursos

BRASÍLIA A possibilid­ade de a Justiça confirmar a determinaç­ão de distribuiç­ão igualitári­a imediata de verba e espaço na propaganda eleitoral a candidatos negros e brancos levou núcleos afros dos partidos políticos a se organizar entre si para tentar barrar as já esperadas tentativas de burla à nova regra.

Líderes de movimentos negros de várias siglas estudam ingressar com medida no STF (Supremo Tribunal Federal) ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que as cortes superiores estabeleça­m desde já travas às possíveis fraudes nas eleições municipais.

Integrante­s da corte eleitoral, no entanto, alertam que o calendário está apertado e que o risco de a regra valer para este ano sem uma regulament­ação específica é grande, o que amplia a chance de haver fraudes.

Não há uma definição, por exemplo, para os casos em que o candidato a prefeito é branco, mas o vice é negro, entre outras situações que podem dar margem para que as medidas sejam dribladas.

Os defensores da distribuiç­ão igualitári­a das verbas prometem acompanhar de perto as candidatur­as de negros e denunciar internamen­te e ao Ministério Público casos suspeitos de desvio. (Folha)

Responsáve­l pela consulta ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que resultou na decisão sobre cota financeira e de propaganda para negros nas eleições, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirma que, agora, caberá à comunidade negra não aceitar acordos ilegais que resultem em candidatur­as laranjas.

“Não podemos aceitar sermos laranjas”, diz Benedita, 57 anos. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de vereadora do município do Rio de Janeiro, deputada federal na Assembleia Constituin­te de 1988, senadora e governador­a do Estado do Rio de Janeiro. Benedita afirma que o atual governo não conhece a pobreza do Brasil, nem o movimento negro. (Folha)

 ?? Filipe Cordon - 10mai.2019 /Folhapress ?? A ex-governador­a do Rio, Benedita da Silva (PT)
Filipe Cordon - 10mai.2019 /Folhapress A ex-governador­a do Rio, Benedita da Silva (PT)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil