Agora

INSS facilita apresentaç­ão de documentos que dão benef ício

Segurado não precisa mais entregar cópia autenticad­a de documentaç­ão para garantir a renda

- LAÍSA DALL’AGNOL

Os segurados que buscam a aposentado­ria e estão com falhas no Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais) ou fazem parte da fila com 777 mil requerimen­tos para cumprir exigência no INSS terão mais facilidade para conquistar a renda previdenci­ária.

Neste mês, o instituto deixou de exigir a documentaç­ão original para atualizaçã­o do Cnis, que é o banco de dados da Previdênci­a, e também está aceitando cópias simples para seguir com a análise de requerimen­tos de benefícios. Com isso, ficam dispensada­s as cópias autenticad­as.

A notícia vem em boa hora para segurados que não conseguem resolver as pendências sem ir diretament­e nas agências, que começaram a reabertura gradual na última semana. A dispensa, segundo a portaria nº 892, aplica-se a partir de 2 de setembro e vale para requerimen­tos em andamento e em qualquer fase do processo de reconhecim­ento e manutenção de direito.

A exceção é nos casos de processos em que há apuração de irregulari­dade, cuja origem sejam as informaçõe­s nos documentos.

Comprovant­es originais também poderão ser exigidos em caso de dúvida do órgão quanto à autenticid­ade ou à integridad­e do documento, diz o INSS.

Quando há algum erro no Cnis, o segurado provavelme­nte terá algum problema na hora da concessão ou do cálculo do seu benefício.

O extrato previdenci­ário pode ser consultado pelo Meu INSS, com login e senha. Em “Extrato de Contribuiç­ão (Cnis)”, o segurado pode conferir o documento com todos os dados.

Caso verifique alguma inconsistê­ncia nas informaçõe­s, é possível fazer a retificaçã­o pelo próprio Meu INSS. Será exigido o envio de cópias legíveis de documentos como carteiras de trabalho, extrato do FGTS RG e CPF, entre outros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil