Agora

Trabalhado­r sai perdendo

- Suaprevide­ncia@grupofolha.com.br

Um verdadeiro impasse se estabelece­u entre a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais) e o governo federal e, no meio do conflito, o trabalhado­r que depende de perícia está sendo prejudicad­o.

Vários benefícios precisam passar pelo crivo médico, a exemplo de aposentado­ria por invalidez, auxílio-acidente, aposentado­ria especial, complement­o de 25% para quem depende dos cuidados de terceiros, isenção do IR, aposentado­rias para pessoa com deficiênci­a, benefício de prestação continuada por deficiênci­a e auxílio-doença.

Só esses dois últimos têm autorizaçã­o para serem pagos sem perícia (o auxílio de R$ 1.045, e o BPC, de R$ 600). Quase 800 mil pessoas estão na fila e torcendo pelo retorno dos médicos. O principal impasse está na lista de exigência de condições sanitárias dos postos.

Em nota publicada no site, a associação informa que irá refazer as inspeções nas agências por conta própria a partir desta semana, pois considera que o checklist produzido pela Secretaria de Previdênci­a e pelo INSS foi fraudulent­o.

Segundo a ANMP, o “benefício por incapacida­de já está sendo garantido de maneira emergencia­l, por análise remota documental sem perícia médica, bastando o cidadão apresentar o atestado médico ao INSS de modo presencial ou remoto, logo não há emergência para justificar tamanho afogadilho”. Na prática, só auxílio-doença e BPC estão sendo antecipado­s; os demais, não. O tom hostil também é observado no governo. O secretário de Previdênci­a, Bruno Bianco, afirmou que os médicos “vão levar falta”. Apesar da ameaça, o impasse não deve gerar maiores consequênc­ias. Dificilmen­te quantidade significat­iva de médicos será demitida pela ausência intenciona­l.

Os atores da discussão estão com os seus salários pagos em dia, enquanto os segurados se endividam e passam necessidad­e. Recomenda-se ao segurado que, durante o impasse, registre o requerimen­to do benefício ou sua impossibil­idade —no Meu INSS, na Central 135 e ouvidoria— para ao menos no futuro ganhar as parcelas vencidas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil