Agora

Aposentado tenta receber DESABAFO pagamento de atrasados U |

Leitor teve a concessão do benef ício mais de três anos após requerimen­to ao INSS

- LAÍSA DALL’AGNOL desabafo.agora@grupofolha.com.br

A solicitaçã­o da aposentado­ria foi em novembro de 2015 e só tive a concessão em julho de 2019 José Roberto Ferreira

Email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br Tel.: (11) 3224-3822 (de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h)

O aposentado José Roberto Ferreira, 56 anos, aguarda há mais de um ano o pagamento de atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele diz que, além de ter esperado mais de três anos e meio pela concessão do benefício, agora não consegue receber a diferença retroativa dos meses devidos.

“A solicitaçã­o da aposentado­ria foi feita em novembro de 2015 e só tive a concessão em julho de 2019. Já efetuei mais de quatro solicitaçõ­es de pagamento não recebido, mas só aparece que está em auditagem.”

O pedido pode ser feito pelo aplicativo ou site do Meu INSS (https://meu.inss. gov.br). O segurado deve fazer login e clicar em “Agendament­o/solicitaçõ­es” e, depois, em “Novo requerimen­to”. No campo de pesquisa, digite a frase “não recebido” e selecione a opção “Solicitar pagamento de benefício não recebido”.

“Já fiz vários contatos e é sempre a mesma resposta, que está em análise. Já foi difícil a concessão e, agora, mais essa. Estou preocupado, precisando que os atrasados sejam pagos.”

Tem direito de receber os atrasados o segurado que pede a concessão de um benefício ou que consegue uma revisão. O valor é a diferença retroativa que não foi paga e, no caso da concessão, é devida pelo período de espera do benefício.

A grana retroativa começa a contar a partir da DER (Data de Entrada do Requerimen­to), que é o dia em que o cidadão agenda o benefício. No caso das revisões, os atrasados são as diferenças não pagas em até cinco anos antes do pedido.

Paciência O presidente do INSS pedir paciência aos segurados é cara de pau. Ninguém nunca pediu paciência para que as mensalidad­es não fossem cobradas diretament­e no contracheq­ue, sem perdão.

José Joacir dos Santos

Porto Alegre - RS

Depoimento Já que Bolsonaro pretende depor por escrito, contrarian­do afirmação recente, quando disse “por escrito ou pessoalmen­te, tanto faz”, tenho uma sugestão a fazer: que ele, tal qual um estudante em prova, responda às perguntas sozinho, por escrito e perante o ministro Celso de Mello.

Eurípedes Vieira Pontes Ribeirão Preto - SP

Humor Carlos Alberto de Nóbrega disse que o humor mudou para pior, ficou uma coisa eletrônica e o politicame­nte correto vai piorar mais. Até aí concordo com ele. Mas, o que dizer do excesso de piadas e esquetes apelativos? A maior parte do programa é recheada de duplo sentido. No tempo da Praça da Alegria o humor era familiar, inocente, qualquer pessoa podia assistir.

Gilberto Villalva

Belenzinho - São Paulo

Parabéns Sobre “Aposentado vence batalha contra a Covid em 103 dias internado”, meus parabéns ao hospital, ao infectolog­ista e a toda a equipe médica!

Adhemar Testa

Campo Belo - São Paulo

Futebol Que bom que o São Paulo está dando valor à base. Jogadores como Liziero, Igor Gomes, Paulinho Boia e Toró estão entrando aos poucos, sem compromete­r. Tivemos Éder Militão, Casemiro, Antony e David Neres que jogaram pouco com a camisa tricolor e hoje jogam em time grande da Europa, e até na seleção, é mole?

Gustavo Porfírio Xavier Ribeirão Preto - SP

 ?? Arquivo pessoal ?? José Roberto já fez quatro solicitaçõ­es de pagamento não recebido, mas pedidos estão em análise
Arquivo pessoal José Roberto já fez quatro solicitaçõ­es de pagamento não recebido, mas pedidos estão em análise

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil