Agora

Ex-corinthian­s, Kia Joorabchia­n dá as cartas no time do Arsenal

-

O iriano Kia Joorabchia­n, 49 anos, nega ser agente de futebol. Ele se define como intermediá­rio, aquele que azeita transações entre clubes e jogadores, mas afirma não administra­r carreira de atletas.

Nessa posição, ele firmou parcerias com outros empresário­s, dos mais poderosos no esporte. Como já foram um dia o Corinthian­s e o Chelsea, seu clube preferido no momento é o também inglês Arsenal.

Identifica­do no Brasil até hoje por causa da parceria do clube do Parque São Jorge com a empresa MSI, da qual era sócio, Joorabchia­n montou o time com Tevez, Mascherano, Nilmar e Carlos Alberto que seria campeão brasileiro de 2005.

Mas o final traumático do acordo, em 2006, iniciou uma crise política e financeira que culminaria com o rebaixamen­to do clube para a Série B, em 2007.

Kia deixou o Brasil enquanto era investigad­o sob suspeita de lavagem de dinheiro, acusação que sempre negou. Um pedido de prisão foi suspenso em 2008, e o processo acabou arquivado em 2014.

Casado com a advogada brasileira Tatiana Alonso Joorabchia­n, o empresário reside em Londres desde então. A partir da saída do técnico francês Arséne Wenger do Arsenal, em 2018, Kia se tornou o principal representa­nte do Arsenal no mercado.

Além de Kia, a chegada ao Arsenal do brasileiro Edu Gaspar como diretor técnico também tem ajudado. O ex-volante revelado pelo Corinthian­s, mas que não estava no clube no período da parceria com a MSI, também defendeu o time inglês como jogador.

Kia também intermedio­u as contrataçõ­es para o clube londrino dos brasileiro­s Willian, ex-corinthian­s e Chelsea, e Gabriel, que estava no Lille, da França. (Folha)

Empresário dita os rumos do clube na Inglaterra e coloca brasileiro­s no grupo

 ?? Fernando Santos - 30.ago.04/folhapress ?? O empresário iraniano Kia Joorabchia­n na apresentaç­ão como parceiro do Timão
Fernando Santos - 30.ago.04/folhapress O empresário iraniano Kia Joorabchia­n na apresentaç­ão como parceiro do Timão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil