Agora

Trama explosiva

‘A Força do Querer’ volta hoje para a grade da Globo; Juliana Paes diz que Bibi faria tudo errado na pandemia: ‘Estaria na rua infectando todo mundo’

- LEONARDO VOLPATO

Destemida, arrojada e cheia de amor para dar. Assim é Bibi, personagem de Juliana Paes que estrela a novela “A Força do Querer”, cuja reprise vai ao ar na Globo a partir de hoje, no lugar de “Fina Estampa”.

Segundo a atriz, mulheres que têm muito de Bibi em 2020 correm um sério risco. Na história de Gloria Perez, exibida originalme­nte em 2017, ela se entrega demais à paixão e acaba por sofrer as consequênc­ias. “Nesse sentido, a personagem sempre será atual, porque o comportame­nto dela, explosivo e sem medir consequênc­ia, sempre será perigoso, não tem época. É um comportame­nto emocionalm­ente perigoso. Ela é imatura e dependente, então, em qualquer década alguém que não tenha o mínimo de inteligênc­ia emocional estará sempre em perigo.”

Na narrativa, Bibi Perigosa tem duas fases: a da paixão avassalado­ra por Rubinho (Emílio Dantas), chefe do crime no Rio de Janeiro, e a mudança de postura mais para o final da novela. Para Juliana, as duas etapas requerem diferentes maneiras de julgamento. Para exemplific­ar os dois lados da mesma mulher, a atriz traça um paralelo da personagem com os dias atuais de pandemia.

“Eu creio que Bibi da primeira fase, se estivesse em 2020, com certeza estaria sofrendo com as consequênc­ia da pandemia, não estaria fazendo as coisas certas, iria para a rua infectar todo mundo”, brinca. “Mas a Bibi do final da novela, restituída, estaria quietinha com filho em casa.”

A novela foi uma das mais divertidas para Juliana. Ela explica que adorava as cenas de atear fogo nas coisas quando estava abalada. Por causa de sua atuação, passou um ano inteiro sendo chamada de Bibi pelas ruas e isso só acabou quando passou a ser chamada de Maria da Paz, sua personagem em “A Dona do Pedaço” (2019).

Mas, se havia um tipo de cena que ela não gostava de fazer eram as de briga. “Me dava uma baita vontade de rir. Nunca briguei na vida. Estou com vontade de rever a primeira vez que a Bibi vai a um baile na comunidade e se percebe encantada. E quando o Sabiá [Jonathan Azevedo] diz que ela precisa matar alguém. Ali começa a cair uma ficha de onde está se metendo.”

E quando o primeiro capítulo de “A Força do Querer” começar a ser reprisado, o público terá uma overdose de Juliana Paes. Ela estará em três novelas diferentes: “Laços de Família”, onde vive a empregada Rita, “Totalmente Demais”, na qual faz a editora de revista Carolina Castilho, e Bibi, às 21h.

“Eu me sinto envaidecid­a, pois das duas uma: ou os projetos e personagen­s que fiz foram muito legais ou realmente eu vou emendando uma coisa na outra e não tem mais produto na Globo sem mim.” Ela complement­a: “Acho que isso tem a ver com uma trajetória de dedicação e de abdicação. Mas confesso que existe uma apreensão, pois em ‘Laços’ eu era muito ruim, crua. Tenho até medo de me assistir”, ri a atriz sobre a sua primeira personagem na dramaturgi­a.

Para as atrizes Juliana Paes, Mariana Xavier e Dandara Mariana, vai ser uma surpresa ver a reação que as pessoas terão ao assistirem “A Força do Querer” nos dias de hoje. Isso por causa do cenário político polarizado. As atrizes citam um dos núcleos para exemplific­ar essa incógnita sobre o feedback, do personagem homem trans Ivan (Carol Duarte).

Na história, após ter uma criação como uma princesa pelos pais, Ivana (Ivan) resolve fazer sua transição ao sexo pelo qual se sente mais identifica­do.

“Na trama da Ivana eu paro para ver como o público vai reagir hoje politicame­nte mais afetado. Apesar de achar que temos travado batalhas e que pessoas abriram a cabeça, acho que politicame­nte estamos em momento tosco e difícil de polarizaçõ­es, de extremos. Não sei como vai ser, será curioso notar a reação do Brasil ao rever trama”, afirma Dandara que na trama vive a amiga e cúmplice de Ritinha (Isis Valverde), Marilda.

Para Juliana, o brasileiro amadureceu desde 2017. “Eu como estou em casa acompanho as reprises jun

 ??  ?? Acima, Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas), vivem um amor com emoções extremas; à esquerda, Bibi e Caio (Rodrigo Lombardi), com quem ela tem um relacionam­ento estável, mas rompe para ficar com Rubinho
Acima, Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas), vivem um amor com emoções extremas; à esquerda, Bibi e Caio (Rodrigo Lombardi), com quem ela tem um relacionam­ento estável, mas rompe para ficar com Rubinho
 ?? Raquel Cunha/globo ??
Raquel Cunha/globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil