Agora

Peritos do INSS começam SUAS CONTAS | a retomar o atendiment­o

Apenas 149 médicos, dos 486 convocados, atenderam os segurados ontem

- ANA PAULA BRANCO

Em mais um dia do impasse entre Previdênci­a e peritos médicos federais, a maioria dos segurados com horário agendado voltou para casa sem atendiment­o do INSS.

De acordo com a Secretaria de Previdênci­a e Trabalho, das 100 agências com perícia médica que estavam com a agenda aberta desde a última quinta (17), 57 realizaram o atendiment­o.

Foram 1.376 perícias presenciai­s feitas por 149 médicos. Número bem abaixo do esperado pela Previdênci­a, que convocou 486 profission­ais. O órgão não informou a quantidade de perícias que estavam agendadas.

Estão dispensado­s do retorno presencial peritos em grupo de risco ou com filhos em idade escolar.

A ANMP (associação dos peritos) afirma que iniciou as vistorias para confirmar se as agências liberadas pelo INSS têm condições de segurança e higiene para atender aos segurados, mas não detalhou os resultados.

A associação afirma que irá liberar os peritos na medida em que confirmar que as agências estão aptas.

Para evitar perder a viagem, o segurado com atendiment­o marcado pode tentar confirmar se a agência tem um médico atendendo pelo telefone 135.

Se não for atendido, o segurado tem de ligar para a central do INSS e remarcar o atendiment­o.

Mesmo que a agência esteja aberta e o segurado não precise de perícia é preciso agendar o atendiment­o. Serviços como cumpriment­o de exigência para a entrega de documentos e avaliação social têm de ser agendados pela central telefônica ou pelo Meu INSS.

“Todas as agências abertas, mesmo que sem perícia, continuam funcionand­o normalment­e para os serviços já amplamente divulgados. O atendiment­o agendado segue normalment­e para estes serviços.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil