Agora

Italiana de 98 anos teve apenas febre

-

A Covid-19 provocou um pouco de febre e deixou Rina Antonini, 98 anos, internada por quatro dias no hospital apenas por precaução, onde foi medicada. “Nem perdi o gosto da comida”, conta.

Mais que isso, Rina só soube que tinha sido infectada pelo coronavíru­s ao chegar em casa e ouvir o diagnóstic­o da própria filha, a empresária Gabriela Antonini, 63. “A minha mãe está fora da curva. Ela tem 98 anos e é completame­nte lúcida. Assiste à televisão e conversa desde fofoca até política”, diz. “Tem muita vontade de viver. Minha avó era igual. Não se enxerga como uma pessoa de idade”, diz a filha.

“Gosto de coisa moderna, não de coisa velha”, afirma Rina, que viveu a juventude na Itália, durante a Segunda

Guerra Mundial, antes de vir para o Brasil.

Quase centenária, Rina ainda se dedica à fisioterap­ia, a qual chama de ginástica, duas vezes por semana. É a forma encontrada para se manter ativa fisicament­e e, como diz a filha Gabriela, “não enferrujar”. “Todos os médicos ficam surpresos com ela”, afirma.

Rina também se considera vaidosa e cuidadosa com a saúde. “Tudo simples. Só que tenho hora certa para levantar, almoçar, jantar e dormir. Não faço nada de extraordin­ário”, diz.

Sobre o futuro e a vida após os 100 anos, Rina prefere não fazer tantos planos. “Não tenho doença nenhuma. Nem penso em quanto tempo mais vou viver. Passa o ano sem perceber. Se penso nisso, não é bom”, afirma a idosa. (WC)

 ?? Arquivo pessoal ?? A italiana Rina Antonini, 98 anos, ficou quatro dias internada por causa da Covid-19
Arquivo pessoal A italiana Rina Antonini, 98 anos, ficou quatro dias internada por causa da Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil