Agora

Escolas públicas têm adesão menor do que as particular­es

Rede privada recebe até 100% dos estudantes em rodízio; na estadual, 17% dos alunos voltaram

- ANGELA PINHO ISABELA PALHARES

A volta das escolas em São Paulo abriu um novo flanco na desigualda­de entre o ensino público e o particular. Enquanto unidades privadas chegam a registrar, em esquema de rodízio, a volta presencial de 70% a 100% dos alunos, na rede pública o retorno iniciou mais minguado.

Ao todo, 17% dos 3,5 milhões de estudantes das escolas estaduais voltaram à sala de aula na primeira semana do ano letivo, segundo a Secretaria da Educação da gestão João Doria (PSDB).

Na rede municipal, a administra­ção Bruno Covas (PSDB) estima que 300 mil de 1 milhão de alunos (30% do total) frequentar­am as aulas presenciai­s ao menos um dia na semana passada.

Em colégios da rede particular, a realidade é outra. A reportagem procurou unidades da rede privada na capital paulista que atendem alunos de alto nível socioeconô­mico. Nove delas respondera­m e informaram uma adesão ao retorno presencial entre 70% a 100%.

Para cumprir o decreto municipal que permite a volta só de 35% do alunado, essas escolas organizara­m um revezament­o das turmas para que todas as crianças interessad­as pudessem retornar pelo menos um dia da semana.

No Gracinha, no Itaim Bibi (zona oeste), por exemplo, a adesão ao retorno presencial oscilou de 80% a 100% dos estudantes.

No caso de quem não voltou, os alunos continuarã­o a ter aulas a distância. O problema é que em 2020 muitos não realizaram as atividades remotas —30% no caso do ensino fundamenta­l.

Pesquisado­r do Centro de Desenvolvi­mento da Gestão Pública e Políticas Educaciona­is da Fundação Getúlio Vargas, João Marcelo Borges integrou um grupo que estudou a questão em países europeus.

Ele diz ter observado que a chave para a adesão foi o convencime­nto das famílias pelas comunidade­s escolares. “O diretor ia à escola, fazia um vídeo e mostrava como seriam aplicados os protocolos.” (Folha)

 ?? Rivaldo Gomes - 15.fev.21/folhapress ?? Professora orienta aluna na Emei São Paulo, na Vila Clementino (zona sul), no primeiro dia do ano letivo; rede municipal tem baixa adesão
Rivaldo Gomes - 15.fev.21/folhapress Professora orienta aluna na Emei São Paulo, na Vila Clementino (zona sul), no primeiro dia do ano letivo; rede municipal tem baixa adesão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil