Agora

Aulas voltam hoje em 380 escolas de SP

-

A Prefeitura de São Paulo não conseguiu iniciar o ano letivo na semana passada com todas as escolas. Ao menos 580 unidades ficaram fechadas por falta de equipes de limpeza e por obras inacabadas.

A Secretaria da Educação diz que o problema foi solucionad­o em 380 delas, onde as aulas presenciai­s voltam nesta segunda (22). Outras 150, segundo a gestão Bruno Covas, estão previstas para reabrirem suas portas no dia 1º de março e não há data para as 50 restantes.

A greve deflagrada pelos professore­s da rede municipal é outro fator que impediu a retomada das aulas em algumas unidades. A prefeitura afirma que a adesão é baixa, já que o índice de faltas foi de cerca de 7%, o que é registrado em períodos normais na rede.

Mas na Emef (escola municipal de ensino fundamenta­l) Jean Mermoz, na zona sul, as aulas não começaram para todas as turmas na última segunda-feira, já que não havia quem substituís­se os professore­s.

Maria Amélia de Anísio, 37, também decidiu que seu filho de 5 anos não voltará para as atividades presenciai­s na Emei Sena Madureira, na zona sul, mesmo antes de saber que a escola não teria condições de reabrir no dia 15. Ela é uma das unidades que estão sem contrato de limpeza.

“Não tenho segurança de deixar meu filho na escola. A volta não foi bem organizada e eu não vou arriscar”, afirmou a mãe.

A falta de confiança dos pais tem feito com que as escolas recebam menos alunos do que o planejado. Na Emei Francisco Manuel da Silva, na zona sul, a direção se organizou para receber 80 alunos por dia —dez em cada uma das oito salas. No entanto, na primeira semana de aulas, havia entre 40 e 50 crianças por dia na unidade. (Folha)

 ?? Rubens Cavallari - 12.fev.21/folhapress ?? A Emef Prof. Derville Allegretti, em Santana (zona norte) estava sem equipe de limpeza e deve voltar a receber alunos nesta segunda
Rubens Cavallari - 12.fev.21/folhapress A Emef Prof. Derville Allegretti, em Santana (zona norte) estava sem equipe de limpeza e deve voltar a receber alunos nesta segunda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil