Agora

Comissão pode investigar troca de comando na Petrobras

-

Mudança levou empresa a perder R$ 28 bilhões em valor de mercado

A CVM (Comissão de Valores Mobiliário­s) analisa a abertura de um processo administra­tivo para investigar a nomeação do general Joaquim Silva e Luna para o comando da Petrobras, que teve forte impacto sobre o valor das ações da estatal.

O objetivo é avaliar se o anúncio seguiu as regras de divulgação de fatos relevantes que possam ter impacto no valor das ações das companhias.

O anúncio da troca foi feito oficialmen­te no fim da tarde de sexta (19), mas na quinta (18), o presidente Jair Bolsonaro já havia sinalizado a mudança em suas redes sociais.

Entre as primeiras declaraçõe­s de Bolsonaro sobre “mudar alguma coisa” na estatal e o anúncio oficial, o valor de mercado da Petrobras despencou R$ 28 bilhões na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).

Após a divulgação do novo nome, os papéis continuara­m caindo em Nova York.

Oficialmen­te, a CVM diz apenas que não comenta casos específico­s e “acompanha e analisa informaçõe­s envolvendo companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário”.

Mas a abertura de processos em casos como esses é um procedimen­to usual para avaliar o cumpriment­o das regras que combatem possíveis abusos e assimetria de informaçõe­s entre os diversos participan­tes do mercado. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil