Agora

PF indicia Kassab, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro Huck flerta com partidos para 2022

-

Ex-prefeito de São Paulo foi citado em delação de acionistas da JBS

Apresentad­or ouve conselhos entre pressão por decisão rápida e cautela

Ao concluir investigaç­ão da Lava Jato Eleitoral nesta segunda-feira (22), a Polícia Federal decidiu indiciar Gilberto Kassab (PSD), um irmão dele, Renato Kassab, e Flavio Castelli Chuery, extesourei­ro do partido, sob suspeita de crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

As investigaç­ões da Lava Jato em São Paulo foram iniciadas a partir de delações premiadas de acionistas e executivos do grupo J&F, que controla a JBS.

Em nota, a Polícia Federal disse que, além das delações, foram realizadas “diversas outras diligência­s” como quebra de sigilos bancários e fiscal dos investigad­os e de empresas e análise de material de busca e apreensão.

As penas para esses delitos variam de 3 a 12 anos de prisão, segundo a PF.

Em dezembro de 2018, quando já estava escalado para ser o secretário da Casa Civil de João Doria (PSDB), então governador de São Paulo, Kassab foi alvo de mandado de busca e apreensão em sua casa.

Kassab disse que todas as doações recebidas pelo PSD seguiram a legislação vigente à época, que permitia a doação empresaria­l a partidos. (UOL)

A possível candidatur­a do apresentad­or Luciano Huck a presidente entrou em um momento decisivo sem consenso em seu entorno sobre prazos nem uma aproximaçã­o partidária definitiva.

Com as incertezas no cenário para 2022 e no campo de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o comunicado­r da TV Globo tem ouvido conselhos conflitant­es em relação ao timing para uma atitude sobre sua saída da emissora e sua filiação a uma legenda.

Uma parte do círculo de políticos, amigos e assessores que acompanha Huck defende que ele mantenha até o segundo semestre as conversas iniciadas nos últimos três anos e espere o quadro eleitoral ficar mais claro antes de se resolver.

A divergênci­a ao redor de Huck se dá entre, de um lado, a visão cautelosa e otimista de que ele tende a se firmar como nome competitiv­o e ser “empurrado” pelas circunstân­cias; e de outro a constataçã­o pragmática da ausência de partido e de uma marca eleitoral forte.

O titular do Caldeirão do Huck tem proximidad­e, em diferentes níveis, com representa­ntes de ao menos seis siglas: Cidadania, PSDB, DEM, PSB, PSD e Podemos que gera questionam­entos sobre a amplitude ideológica do apresentad­or. (Folha)

 ?? Pedro Ladeira - 4.abr.2019/folhapress ?? O presidente do PSD e ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, indiciado pela PF
Pedro Ladeira - 4.abr.2019/folhapress O presidente do PSD e ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, indiciado pela PF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil