Agora

Antiviral reduz tempo de pacientes fora de hospitais, aponta estudo Imunidade de rebanho está longe, mesmo com avanço das vacinas

-

Uma nova pesquisa apontou que uma droga antiviral experiment­al acelerou a recuperaçã­o de pacientes não hospitaliz­ados com Covid-19 e pode diminuir a infecção comunitári­a, por impedir a transmissã­o dos contaminad­os para outras pessoas.

A droga, chamada peginterfe­ron-lambda, é feita a partir de uma proteína produzida pelo corpo diante de uma infecção viral. A função dessa enzima é ativar alguns mecanismos celulares responsáve­is por matar o vírus.

Pesquisado­res do Centro de Doenças do Fígado de Toronto, ligado à Universida­de Health Network, conduziram um estudo clínico com 60 pacientes.

Ainda de acordo com o estudo, os indivíduos que receberam uma única injeção de peginterfe­ron-lambda tiveram quatro vezes mais chance de se recuperare­m da Covid-19 nos sete dias seguintes, em comparação ao grupo placebo.

A equipe agora vai conduzir mais estudos para comprovar a eficácia do medicament­o. A droga também é investigad­a na Universida­de de Harvard, na Johns Hopkins University e no Centro Médico da Universida­de de Soroka, em Israel. (Folha)

A tão esperada imunidade de rebanho, que pode recolocar as atividades sociais próximas ao normal, não deve ser atingida neste ano, mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19.

O entendimen­to vem ganhando força entre pesquisado­res nos EUA, devido à insuficien­te velocidade na vacinação e ao surgimento de novas variantes.

A questão discutida é se será possível retomar atividades sociais a partir do momento que populações vulnerávei­s já estejam vacinadas, sem esperar que o patamar de imunização geral esteja perto de 80% .

A situação no Brasil é mais crítica, pois o ritmo de vacinação é menor do que nos EUA, e as vacinas aplicadas têm eficácia mais baixa, o que dificulta a chegada à imunidade de rebanho.

O termo significa o momento em que uma população está suficiente­mente protegida, e o vírus não se propaga rápido. (Folha)

 ?? Divulgação ?? Pesquisado­r do Centro de Doenças do Fígado de Toronto (CAN) segura injeção com a droga
Divulgação Pesquisado­r do Centro de Doenças do Fígado de Toronto (CAN) segura injeção com a droga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil