Agora

Gestão Doria reduz policiais no atendiment­o nas delegacias

Medida entrou em vigor nesta terça (23) e pretende otimizar investigaç­ões, segundo o governo

- ALFREDO HENRIQUE

Os atendiment­os de ocorrência­s em delegacias da capital paulista mudaram a partir desta terça-feira (23), mesmo dia em que uma portaria indicando novos procedimen­tos para investigaç­ão foi publicada no Diário Oficial pelo Decap (Departamen­to de Polícia Judiciária da Capital).

A medida diminui o número de agentes nas delegacias. Em todas as unidades, as equipes serão compostas por um delegado, um escrivão e dois agentes operaciona­is. Também procura aumentar o número de registros por meio da Delegacia Eletrônica.

Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), gestão João Doria (PSDB), houve aumento de 40% nos registros feitos de forma online desde o início da pandemia da Covid-19. O número total de casos registrado­s via internet, no entanto, não foi informado.

Segundo a pasta, o objetivo com a mudança é “otimizar o tempo de investigaç­ões, concentran­do o registro de ocorrência­s em CPJS (Centrais de Polícia

Judiciária), DDMS (Delegacias de Defesa de Mulher) e em alguns distritos policiais da cidade”.

“As mudanças visam a reforçar as atividades de investigaç­ão de crimes complexos pelas unidades de bairro, que passarão a ter policiais dedicados integralme­nte a essa função”, diz trecho de nota enviada pela secretaria.

Para que isso ocorra, acrescento­u a SSP, os flagrantes serão registrado­s em uma das 34 CPJS, sete DDMS e também em 27 distritos policiais da capital.

Policiais que trabalham nas CPJS, conforme publicado no Diário Oficial do Estado, vão cumprir escalas ininterrup­tas de 12 horas de trabalho por 24 horas de descanso, seguidas de mais 12 horas e 72 horas de folga. Equipes de delegacias especializ­adas e distritais irão trabalhar em dias úteis.

Ainda de acordo com a portaria do Decap, investigaç­ões serão realizadas por policiais mais experiente­s e os novatos farão o atendiment­o ao público, além de atendiment­o a emergência­s e flagrantes.

Independen­temente das mudanças, qualquer delegacia pode registrar ocorrência­s e prestar atendiment­o ao público, ressalta a secretaria estadual.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil