Agora

Decreto federal obriga posto a informar composição do preço

-

BRASÍLIA O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou um decreto que obriga os postos de gasolina a informarem a composição do valor cobrado por combustíve­is na bomba. O decreto determina que os postos revendedor­es deverão fixar um painel em seus estabeleci­mentos, em local visível, com os valores estimados do ICMS e de tributos federais que incidem sobre combustíve­is.

O quadro informativ­o deverá conter o preço de referência para o ICMS e o valor da PIS/COFINS, além do da Cide (Contribuiç­ão de Intervençã­o no Domínio Econômico). Também deverá estar visível no posto o valor médio regional no produtor ou no importador. (Folha)

BRASÍLIA Dentre as medidas que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) estuda para reduzir o impacto do aumento dos preços dos combustíve­is, sem interferir na política da Petrobras, está a criação de um “voucher caminhonei­ro”.

A ideia seria calcular uma média dos quilômetro­s rodados e do consumo de diesel. Quando o preço aumentasse, os profission­ais teriam uma restituiçã­o do valor equivalent­e à tributação federal, hoje, Pis/cofins.

Os defensores da medida dizem que a iniciativa é muito mais barata do que uma isenção para toda a população. No entanto, críticos apontam incoerênci­a na criação de uma “bolsa caminhonei­ro” quando o país busca uma solução fiscal para o auxílio emergencia­l.

Auxiliares de Bolsonaro, porém, veem mais viabilidad­e em outra medida sobre a mesa: a criação de um fundo com excedentes de royalties para pagar a Petrobras e importador­es quando houver oscilação nos preços.

A criação deste colchão foi discutida em 2018, na greve dos caminhonei­ros no governo Temer (MDB). O vice-presidente Hamilton Mourão disse na segunda (22) ver a criação do fundo como a única saída. A medida conta com apoio de representa­ntes do primeiro escalão do governo, mas encontra resistênci­a no Ministério da Economia. (Folha)

Até 1.903,98 1.903,99 até 2.826,65 De 2.826,66 até 3.751,05 De 3.751,06 até 4.664,68 Acima de 4.664,68

R$ 1.100 20% R$ 220,00

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil