Agora

Campeão sub-17, desejo do City e xodó buscam lugar no Timão

Vagner Mancini observa novamente garotos da base em treino de olho na próxima temporada

- YAGO RUDÁ

Com o foco todo voltado para o início da próxima temporada e para o Campeonato Paulista, o técnico Vagner Mancini convocou na segunda (22) e nesta terça (23) jogadores das categorias de base para iniciar os treinament­os com o elenco profission­al do Corinthian­s.

Os atletas estão passando por um período de testes com a comissão técnica em busca de uma promoção ao elenco principal do Alvinegro, que se organiza para enxugar a folha salarial, negociar nomes pouco utilizados, contratar menos reforços e utilizar mais seus pratas da casa. Após o empate sem gols com o Vasco, Mancini afirmou que daria espaço para sete ou oito jovens talentos do Timão.

Na segunda-feira, Mancini deu oportunida­de aos zagueiros Igor Morais, 22 anos, e Jhon, 19, ao lateral Igor Formiga, 22, aos meiocampis­tas Mandaca, 19, Matheus Araújo, 18, e Vitinho, 21, além dos atacantes Antony, 19, Cauê, 18, e Felipe Augusto, 17.

Nesta terça, o atacante Rodrigo Varanda, 18 anos, juntou-se ao grupo, enquanto o trio do aspirante (sub-23) —Igor Morais, John e Igor Formiga— ficou fora.

Apesar da pouca idade, os novatos do Timão já acumulam experiênci­a e têm boas chances de seguir entre os profission­ais alvinegros.

O meia Vitinho, por exemplo, há alguns anos é visto como um dos jogadores mais promissore­s das categorias de base do Corinthian­s. Em 2015, ainda antes de poder assinar um contrato profission­al com o Timão, o garoto foi chamado para treinar por dez dias no Manchester City, da Inglaterra. Os europeus tentaram tirar o jogador do Parque São Jorge, mas a diretoria agiu rápido e manteve o talento no Brasil.

Dali em diante, Vitinho se firmou. Na última temporada, além de ter sido uma das lideranças do elenco sub20, terminou como um dos artilheiro­s, com oito gols, e fez cinco assistênci­as.

Nascido em Osasco, Matheus Araújo é considerad­o o jogador mais técnico da lista. Meia-armador, o garoto coleciona convocaçõe­s para a seleção brasileira de base, sendo, inclusive, campeão da Copa do Mundo sub-17 de 2019, ao lado de nomes como Kaio Jorge, Talles

Magno, Peglow e Gabriel Veron, que já atuam entre os profission­ais de seus clubes. O atleta é um dos destaques do sub-20 do Corinthian­s e, na última temporada, foi o líder de assistênci­as do elenco.

Já o atacante Cauê é um dos jogadores mais queridos pela torcida. Afinal, aos 18 anos, foi um dos artilheiro­s da equipe sub-20 em 2020, com oito gols —ao lado de Vitinho. O centroavan­te possui contrato com o Corinthian­s até março de 2022 e sua promoção ao elenco profission­al é vista como inevitável —se aprovado, o atleta de 1,85 m deve fazer sombra a Léo Natel e Jô.

O caçula entre os jovens, Felipe Augusto tem idade para atuar no sub-17, mas é reserva de Cauê no sub20. John, Mandaca e Antony estão emprestado­s por outros clubes e querem mostrar serviço para seguirem de vez no Timão. (UOL)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil