Agora

DESTAQUE DO DIA Brasil chega a 250 mil mortos por Covid um ano após primeiro caso

Enquanto cai o número de mortes diárias no planeta decorrente­s da doença, país enfrenta novo pico

- PHILLIPPE WATANABE

Países veem o avanço da vacinação e quedas expressiva­s nas mortes por Covid-19 —o que, neste momento, não necessaria­mente representa­m causa e efeito. Enquanto isso, o Brasil, um ano depois do primeiro caso da doença registrado oficialmen­te, vê um novo cresciment­o do Sarscov-2 e alcança o pior momento na pandemia.

O Brasil completou nesta quarta-feira (24) 35 dias seguidos com média móvel de mortes acima de 1.000. No mesmo dia, o país superou a marca de 250 mil vidas ceifadas pela Covid e registrou a maior média móvel de óbitos de toda a pandemia, 1.127.

Mas desde novembro a taxa começou a reapresent­ar tendências de cresciment­o. À época, especialis­tas já apontavam a expansão da doença e o risco que as festas de final de ano representa­vam.

O registro de mortes nas duas últimas semanas no Brasil teve cresciment­o acima de 2%, o que representa uma situação de estabilida­de, porém, em patamar elevado —cenário semelhante ao que persistiu no meio do ano passado.

O estado de São Paulo, por exemplo, registrou, no último dia 22, o maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTIS desde o início da pandemia. Araraquara, no interior de São Paulo, viu se esgotarem suas vagas de UTI e, em menos de dois meses de 2021, já teve mais mortes por coronavíru­s registrada­s do que em todo 2020.

Enquanto o vírus continua a avançar rapidament­e por todo o Brasil e com variantes preocupant­es pelo potencial de contaminaç­ão, a vacinação caminha a passos lentos.

O país conta, até este momento, apenas com duas vacinas contra a Covid-19: a Coronavac, sob responsabi­lidade do Instituto Butantan, e o imunizante de Oxford/astrazenec­a, nas mãos da Fiocruz.

O ônus da Covid no Brasil neste ano, porém, é atípico entre países que já tiveram uma fase aguda em 2020. Em vários países, os números declinam. (Folha)

 ?? Tarso Sarraf - 30.jan.21/afp ?? Profission­al de saúde atende paciente em UTI de hospital da cidade de Santarém (PA); país tem média de mortes superior a mil pelo 35º dia seguido
Tarso Sarraf - 30.jan.21/afp Profission­al de saúde atende paciente em UTI de hospital da cidade de Santarém (PA); país tem média de mortes superior a mil pelo 35º dia seguido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil