Agora

Crianças vacinadas passarão por exames

-

RIO DE JANEIRO As 28 crianças e a gestante vacinadas por engano contra a Covid-19 em Itirapina (215 km de SP), foram submetidas neste sábado (17) a exames.

Testes sorológico­s foram feitos nas crianças enquanto a mulher grávida foi submetida a ultrassom. Todas passam bem, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.

O envio errado de frascos da Coronavac para um local em que estava sendo realizada a campanha de vacinação contra gripe fez com que 46 pessoas fossem imunizadas indevidame­nte em Itirapina.

Após detectar o erro, a Secretaria da Saúde do município procurou as famílias dos 46 vacinados para informar sobre o engano.

O Butantan informou que a Coronavac é indicada para indivíduos com 18 anos ou mais e que, no caso de crianças e gestantes expostas à vacina, não é indicada a aplicação da segunda dose.

Ainda de acordo com o

Butantan, é importante que, em situações como a ocorrida em Itirapina, a vigilância municipal acompanhe e colete informaçõe­s individuai­s das gestantes e das crianças expostas.

As demais 17 pessoas vacinadas por engano são adultos. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que ainda aguarda orientação da Vigilância Epidemioló­gica para definir se eles receberão a segunda dose do imunizante.

Na última sexta-feira (16), a prefeita de Itirapina, Maria da Graça Zucchi Moraes, a Dona Graça (PSDB), disse que a aplicação das vacinas ao grupo de 46 pessoas foi “lamentável”.

Ela afirmou que a prefeitura investiga como o erro aconteceu. “A gente acha imperdoáve­l, embora não queiramos crucificar ninguém. Mas essa falta de atenção, essa displicênc­ia, talvez porque estão cansados, o pessoal vem vindo de uma jornada longa de vacinação”, acrescento­u. (Folha)

 ?? Rivaldo Gomes - 12.abr.2021/folhapress ?? Mulher é vacinada contra a Covid-19 em drive-thru na zona sul de São Paulo
Rivaldo Gomes - 12.abr.2021/folhapress Mulher é vacinada contra a Covid-19 em drive-thru na zona sul de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil