Agora

CPI quer começar por Pazuello e medicament­os sem eficácia

-

Ex-ministros Ernesto Araújo e Fernando Azevedo devem ser questionad­os

BRASÍLIA A maioria dos membros da CPI da Covid trabalha para que os primeiros requerimen­tos sejam para convocar três ex-ministros e buscar por material do MPF (Ministério Público Federal) e do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a atuação do governo no combate à pandemia.

As prioridade­s das sessões iniciais da comissão devem ser as convocaçõe­s de Eduardo Pazuello, que era responsáve­l pelo Ministério da Saúde, Ernesto Araújo, que chefiava a pasta das Relações Exteriores, e Fernando Azevedo, que comandou a Defesa. Senadores também discutem a convocação do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A compra de vacinas também está na mira desse começo de trabalho da comissão.

A primeira reunião deve ocorrer na próxima quintafeir­a (22). A ideia dos parlamenta­res é ainda mapear logo no começo as ações do Executivo na aquisição de remédios para tratamento precoce, como a hidroxiclo­roquina, para verificar quanto de dinheiro público foi usado na compra de medicament­os sem eficácia comprovada.

Outro objetivo de membros da oposição e dos independen­tes nas primeiras semanas é tentar comprovar que o Planalto agiu de maneira deliberada em busca da denominada “imunidade de rebanho”, na contramão da orientação de especialis­tas na área.

Em outra frente, os senadores pretendem investigar o motivo para o governo brasileiro ter rejeitado a compra de 70 milhões de vacinas da Pfizer. (Folha)

 ?? Pedro Ladeira - 7.jan.2021/folhapress ?? O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que está entre as prioridade­s da CPI
Pedro Ladeira - 7.jan.2021/folhapress O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que está entre as prioridade­s da CPI
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil