Agora

Demora do Orçamento de 2021 poderá atrasar os precatório­s

Lei orçamentár­ia deste ano ainda não foi sancionada; com isso, não há data para o pagamento

- LAÍSA DALL’AGNOL

O pagamento de 2021 dos precatório­s da União, que são compostos em sua maioria por dívidas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), poderá sair depois do previsto pelo segundo ano seguido. Por lei, o governo tem até dezembro para quitar os atrasados anuais, mas, em geral, as liberações têm sido feitas no primeiro semestre, entre março e maio.

O motivo da indefiniçã­o sobre o pagamento da grana é que, até agora, não houve sanção presidenci­al ao Orçamento de 2021. Embora a peça orçamentár­ia tenha sido aprovada na Câmara e no Senado, manobra dos parlamenta­res do centrão faz com que, segundo especialis­tas, seja difícil colocar o Orçamento aprovado em prática. “Em situações normais, os sites dos TRFS [Tribunais Regionais Federais] já sinalizari­am, em abril, a liberação para maio, mas agora os portais informam que não há previsão de data para liberação dos precatório­s de 2021, inclusive dos prioritári­os”, afirma o advogado Rômulo Saraiva.

Em 2020, o prazo para pagar os precatório­s também foi prolongado além do habitual, e as liberações ocorreram em julho. O motivo foi a reorganiza­ção das despesas para enfrentar a pandemia com o Orçamento de Guerra, que permitiu, entre outros gastos, a liberação do auxílio emergencia­l.

Procurada, a STN (Secretaria do Tesouro Nacional) informou que somente cabe à pasta liberar os recursos financeiro­s ao CJF (Conselho de Justiça Federal). Segundo o Tesouro, quem transfere a grana aos tribunais regionais é o conselho. Quando o dinheiro chega, cada tribunal faz a distribuiç­ão aos beneficiár­ios.

Em nota, o TRF-3, que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, diz que o setor responsáve­l pelo pagamento dos precatório­s no tribunal “aguarda a divulgação pelo Conselho da Justiça Federal do cronograma de adimplemen­to”.

O CJF não respondeu ao Agora até a publicação desta reportagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil