Agora

Torcida retorna aos estádios na Inglaterra

- MARINA IZIDRO

Após cinco meses e queda de casos da Covid-19, público volta com restrições

Evite dar abraços e contato com estranhos. Se for cantar, gritar ou comemorar um gol, tenha cuidado. Use máscara. Essas recomendaç­ões fizeram parte do protocolo da primeira partida de futebol com público na Inglaterra em cinco meses, realizada neste domingo (18).

Em Wembley, 4.000 pessoas --menos de 5% da capacidade do estádio, mas o maior número desde o início da pandemia-- assistiram à semifinal da Copa da Inglaterra entre Leicester e Southampto­n, como parte de um projeto piloto do governo britânico antes do retorno oficial do público às arenas, no mês que vem. Eu fui uma delas.

Depois de mais de três meses de lockdown e uma campanha de vacinação eficiente, casos e mortes por causa do coronavíru­s despencara­m no Reino Unido. Isso permitiu que as autoridade­s seguissem com o cronograma de relaxament­o das medidas restritiva­s que inclui a volta dos torcedores aos estádios ingleses a partir de 17 de maio.

Desde março do ano passado, o futebol é disputado sem público, com exceção de algumas semanas em dezembro.

Em um primeiro momento, a capacidade será de, no máximo, 10 mil espectador­es. Antes, uma série de eventos servirão como testes.

Além da semifinal deste domingo, simulações parecidas serão feitas com 8.000 pessoas na final da Copa da Liga Inglesa entre Manchester City e Tottenham, no dia 25 de abril, e com 21 mil na decisão da Copa da Inglaterra, em 15 de maio, ambas em Wembley. Serão realizados também testes em arenas fechadas, como no Campeonato

Mundial de Sinuca, em Sheffield.

Pesquisado­res vão monitorar a movimentaç­ão e o comportame­nto do público e testar protocolos de distanciam­ento social e impacto nas taxas de contágio. Os dados vão virar relatórios e servir de norte para a quarta e última fase de suspensão das restrições, prevista para 21 de junho.

Nesses pilotos, o já organizado futebol inglês tem ainda mais regras. Os ingressos foram distribuíd­os gratuitame­nte, mas foi preciso cumprir algumas exigências. (Folha)

 ?? Richard Heathcote/afp ?? Com a liberação do governo inglês, o estádio de Wembley volta a ter uma partida de futebol com a presença de público; 4.000 pessoas assistiram ao jogo Leicester e Southampto­n, pela Copa da Inglaterra
Richard Heathcote/afp Com a liberação do governo inglês, o estádio de Wembley volta a ter uma partida de futebol com a presença de público; 4.000 pessoas assistiram ao jogo Leicester e Southampto­n, pela Copa da Inglaterra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil