Agora

13º do INSS não aparece SUAS CONTAS | no extrato de benef ícios

Impasse no Orçamento emperra antecipaçã­o da gratificaç­ão ainda neste mês

- CLAYTON CASTELANI

O acordo fechado nesta segunda-feira (19) entre governo e Congresso para a aprovação do Orçamento de 2021 pode ter chegado tarde para atender às expectativ­as de aposentado­s e pensionist­as do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que esperavam receber a primeira parcela do 13º salário com o pagamento do benefício de abril.

Extratos fornecidos nesta segunda-feira à reportagem por beneficiár­ios mostram que os valores previstos para o depósito da renda deste mês não incluem o pagamento da antecipaçã­o do abono.

O Agora já havia antecipado que o pagamento da primeira parcela da gratificaç­ão dentro da competênci­a abril poderia se tornar inviável se o impasse envolvendo o Orçamento de

Final do benefício, sem o dígito

1

2

3

4

5

Data do depósito

Final do benefício, sem o dígito

6

7

8

9

0 2021 não fosse solucionad­o até o último dia 15, data em que estava prevista a conclusão do último lote

Data do depósito de cálculos da folha de pagamentos deste mês.

Os benefícios referentes a abril serão depositado­s entre a próxima segundafei­ra (26) e o dia 7 de maio, conforme prevê o calendário de pagamentos.

O processame­nto da folha de pagamentos ocorre alguns dias antes e, quando concluído, os beneficiár­ios conseguem consultar o valor que receberão no extrato do benefício, disponível pelo portal Meu INSS.

Questionad­o pela reportagem, o INSS não confirmou o fechamento da folha de abril.

Ao Ministério da Economia, a reportagem perguntou se, mesmo com a sanção tardia do Orçamento, haveria a possibilid­ade de que o 13º dos segurados da Previdênci­a tivesse início ainda neste mês. Em resposta, o órgão informou que “não se manifestar­á sobre o assunto antes da sanção”.

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já manifestou abertament­e a sua intenção de antecipar a gratificaç­ão do INSS, mas condiciona isso à sanção do Orçamento da União.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil