Agora

Prefeitura adia mais uma vez entrega de tablets para alunos

Promessa de campanha, equipament­os só devem ser totalmente disponibil­izados em agosto

- ISABELA PALHARES

A prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB) adiou mais uma vez a entrega dos tablets para os alunos da rede municipal e só deve conclui-la em agosto.

Promessa de campanha do tucano, a distribuiç­ão de 465 mil equipament­os foi anunciada como uma das apostas para reduzir os prejuízos educaciona­is provocados pela pandemia. Os dispositiv­os, porém, só deverão chegar a todos os estudantes no 2º semestre letivo, um ano após o anúncio da compra.

Enquanto os tablets não são entregues, as aulas online continuam acontecend­o na rede municipal, com baixa participaç­ão de estudantes, como ocorreu em 2020.

A Secretaria Municipal de Educação não disse o motivo do atraso na entrega, que tinha sido anunciada para fevereiro e maio. Também não informou quantos alunos já receberam os tablets.

Nem mesmo foi cumprida a promessa de entregar o equipament­o prioritari­amente aos 10% de alunos que menos tiveram acesso online. A previsão era de que 45 mil estudantes os recebessem até o fim de dezembro do ano passado.

Até agora, no entanto, apenas cerca de 20 mil tablets foram entregues às escolas. A pasta não informou se eles já foram distribuíd­os aos alunos.

O corretor de imóveis André Roberto da Silva, 56, reveza o computador com a esposa e a filha de 15 anos, que está no 9º ano do ensino fundamenta­l em uma escola municipal do Ipiranga (zona sul).

“Ela está chateada porque é difícil estudar pelo celular e também é ruim ter que dividir o computador antigo com os pais”, diz.

A compra dos 465 mil tablets foi anunciado em agosto do ano passado, após cinco meses do fechamento das escolas. Em setembro, o TCM (Tribunal de Contas do Município) suspendeu a licitação e a secretaria argumentou à época que a compra era necessária o mais rápido possível. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil