Agora

Ditador do Chade é morto em confronto

-

Idriss Déby, 68 anos, estava no poder havia 30 anos; seu filho assumirá

O ditador do Chade, Idriss Déby Itno, 68 anos, morreu nesta terça-feira (20) em decorrênci­a de ferimentos sofridos durante uma operação militar contra rebeldes no norte do país no fim de semana, de acordo com um anúncio feito pelo porta-voz do Exército.

“O presidente da República, chefe de Estado e chefe das Forças Armadas, Idriss

Déby Itno, acaba de falecer, defendendo a integridad­e territoria­l no campo de batalha”, disse o general Azem Bermendao Agouna, durante pronunciam­ento transmitid­o pela televisão estatal. “É com grande amargura que anunciamos ao povo chadiano sua morte.”

Militar de carreira, Déby estava no poder havia 30 anos, desde que assumiu a liderança do Chade após um golpe em 1990 contra o então ditador Hissène Habré. Nesta segunda (19), ele foi declarado reeleito com 79% dos votos para o sexto mandato de seis anos.

Seu filho, Mahamat Idriss Déby Itno, 37, irá comandar de maneira provisória.

O ditador, recentemen­te promovido a marechal, tinha o hábito de vestir a farda e se juntar aos soldados. No último final de semana, segundo informaçõe­s do regime, ele visitou as tropas na linha de frente depois que rebeldes baseados na fronteira norte da Líbia avançaram centenas de quilômetro­s em direção a Ndjamena, capital do Chade.

Com a morte do ditador, o Parlamento do Chade foi dissolvido, e as autoridade­s impuseram um toque de recolher em todo o país das 18h às 5h. De acordo com o regime, “as medidas foram tomadas para garantir a paz, a segurança e a or dem republican­a”, disse um porta-voz. (Agências)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil