Agora

Surfista Gabriel Medina vence sua 1ª etapa na temporada

Após dois vices, brasileiro sai líder de North Narrabeen, na Austrália; Tati Weston-webb fica em 2º

-

Desta vez ele não deu deu chances. Após dois vices nas duas primeiras etapas do Mundial de surfe, o paulista Gabriel Medina emplacou sua primeira vitória na temporada em North Narrabeen (região de Sydney, na costa leste australian­a), nesta terça-feira (20).

Na decisão do título, ele superou o americano Conner Coffin com duas notas altíssimas: 9,27 e 9,50. Os 18,77 pontos são o melhor placar do ano, superando os 18,16 de John John Florence em Pipeline (Havaí). Naquela etapa, o havaiano saiu campeão após derrotar Medina na final.

Após três meses de paralisaçã­o do circuito, a 1ª etapa das 4 que serão disputadas em sequência na Austrália teve vitória de Italo Ferreira, que superou o rival paulista nas ondas de Newcastle no último dia 10.

Em North Narrabeen, Italo e John John caíram nas oitavas de final. Com isso Medina assumiu a ponta da classifica­ção geral da WSL (Liga Mundial de Surfe) e abriu vantagem. Soma 25.600 pontos no ranking da temporada, contra 19.405 do potiguar (líder até então) e 14.650 do havaiano.

“Foi uma final com boas ondas e bastante oportunida­des para surfar, e eu acertei todos os meus aéreos. É muito bom ganhar um evento, e eu estava com saudade dessa emoção. Tenho chegado em várias finais, mas estava cometendo alguns erros que corrigi nessa”, afirmou o bicampeão na saída da água, quando foi cercado na praia e carregado por fãs.

As etapas na Austrália estão sendo realizadas após os surfistas cumprirem quarentena de duas semanas num hotel em Sydney e com controle de acesso do público, o que não impediu que muitas pessoas acompanhas­sem o triunfo de Medina

da areia e aglomerada­s. E praticamen­te todas sem usar máscaras.

Considerad­o um bom exemplo no combate à pandemia de Covid-19, o país registrou 29.543 casos da doença e 910 mortes em decorrênci­a dela até agora. O primeiro óbito de 2021 ocorreu na semana passada.

Tatiana é vice

Na disputa feminina, o Brasil ficou perto de fazer uma dobradinha de campeões graças ao ótimo desempenho de Tatiana Weston-webb, que derrotou a tetracampe­ã mundial Carissa Moore nas semifinais.

Na decisão, porém, ela foi superada pela americana Caroline Marks e terminou com o vice-campeonato, subindo para a terceira colocação na temporada, com 16.495 pontos. O torneio é liderado por Carissa Moore , com 23.885 pontos, seguida por Caroline Marks, com 18.695.

Medina, 27, Italo, 26, Tatiana, 24, e Silvana Lima, 36, fora da elite do circuito nesta temporada, serão os representa­ntes brasileiro­s na Olimpíada de Tóquio, quando o surfe fará sua estreia nos Jogos. Com os desempenho­s neste início de ano, os brasucas entrarão com chances reais de medalha.

As próximas etapas da perna australian­a da WSL serão na costa oeste, em Margaret River, a partir de 2 de maio, e em Rottnest Island, a partir do dia 16. (Folha)

 ?? Matt Dunbar/world Surf League ?? Gabriel Medina comemora com Tatiana Weston-webb no pódio da etapa de North Narrabeen (AUS) da Liga Mundial de Surfe; o paulista de Ubatuba assumiu a liderança do ranking mundial
Matt Dunbar/world Surf League Gabriel Medina comemora com Tatiana Weston-webb no pódio da etapa de North Narrabeen (AUS) da Liga Mundial de Surfe; o paulista de Ubatuba assumiu a liderança do ranking mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil