Agora

Relembre apresentad­ores do Jornal Hoje, que faz 50

Sob o comando de Maju Coutinho, noticiário que celebra hoje cinco décadas no ar já teve apresentad­ores como Léo Batista, William Bonner e Fátima Bernardes

-

O Jornal Hoje completa 50 anos nesta quarta-feira (21). Atualmente apresentad­o por Maju Coutinho, 42, o telejornal da Globo vai ao ar de segunda a sábado, de São Paulo, mas já passou por várias fases desde que estreou em 21 de abril de 1971.

Na época da estreia, o noticiário era exibido apenas para o Rio de Janeiro e de segunda a sexta, com meia hora de duração. Começaram como apresentad­ores os jornalista­s Luís Jatobá (1915-1982) e Léo Batista, 88. “Muito boa tarde. Hoje é um dia especial. Estamos iniciando um novo espaço informativ­o”, anunciou o primeiro ao abrir a atração.

O formato era de revista eletrônica e o público-alvo eram as mulheres. Por isso, havia vários apresentad­ores responsáve­is por quadros específico­s, como Berto Filho (internacio­nal), Sônia Maria (serviço e utilidade pública), Nelson Motta (música) e Lígia Maria (arte e moda).

Só em 1974 o telejornal passou a ser transmitid­o para todo o país. Com isso, passou a ganhar participaç­ão de repórteres de outras cidades, como Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Recife. Além disso, essas cidades tinham edições locais, com 16 minutos de duração. Também foi nessa época que o programa ganhou edição aos sábados.

Em 1979, a aposta do público feminino mais jovem foi ampliada. Mas dois anos depois o perfil do programa começou a mudar, ficando mais noticioso.

Novos tempos

Em 1993 vieram novas mudanças. William Bonner se tornou apresentad­or ao lado de Cristina Ranzolin. No ano seguinte, o telejornal voltou a ser exibido para São Paulo, o que havia deixado de ocorrer havia quatro anos. Fátima Bernardes foi quem assumiu a bancada em 1996. Ela ficou na função por um ano, até ser substituíd­a por Mônica Waldvogel

em 1997. Aos sábados, Renata Vasconcell­os a substituía.

Sandra Annenberg, a apresentad­ora que mais tempo ficou à frente do telejornal, assumiu pela primeira vez em 1998. De início, ela o apresentav­a sozinha, mas no ano seguinte ganhou a companhia de Carlos Nascimento. A redação do programa se mudou para São Paulo, e o perfil noticioso se consolidou.

Em 2004, Carlos Nascimento deixou a Globo. Com isso, foi substituíd­o por Evaristo Costa, que ficou até 2017. Cargo depois ocupado por Dony de Nuccio, que perdiu emissão em 2019, mesmo ano que Sandra Annenberg deixaria o Jornal Hoje para alçar novos voos —ela passou a apresentar o Globo Repórter.

Com isso, Maju Coutinho estreou como titular da atração em 30 de setembro de 2019. Antes, a jornalista já havia apresentad­o o telejornal no rodízio de apresentad­ores aos sábados.

 ?? Fábio Rocha/tvglobo ?? À esquerda, o jornalista Léo Batista, que apresentou o Jornal Hoje em sua estreia, com Luís Jatobá (1915-1982); à direita, Maria Júlia Coutinho, que atualmente comanda o telejornal, de São Paulo
Fábio Rocha/tvglobo À esquerda, o jornalista Léo Batista, que apresentou o Jornal Hoje em sua estreia, com Luís Jatobá (1915-1982); à direita, Maria Júlia Coutinho, que atualmente comanda o telejornal, de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil