Agora

DESTAQUE DO DIA Cai para 14 as capitais com mais de 90% de ocupação de UTI

Medidas de restrição e vacina para pessoas mais velhas explicam queda, dizem especialis­tas

- JOÃO VALADARES KATNA BARAN JÚLIA BARBON

Catorze capitais e o Distrito Federal estão com mais de 90% dos leitos de UTI públicos ocupados por pacientes com a Covid-19, segundo levantamen­to feito com dados de segunda (19). Na semana passada, eram 17 capitais nessa situação. Uma semana antes, 21.

Ao todo, 18 capitais registrara­m queda no percentual de leitos de UTI ocupados na última semana, sendo que cinco delas estão abaixo do patamar crítico de 80%: Salvador, Macapá, Manaus, João Pessoa e Boa Vista.

O avanço na vacinação das pessoas mais velhas e a adoção de medidas de restrição mais rígidas nas últimas semanas em são apontados como os principais fatores para a queda.

Em Salvador (BA), a taxa de ocupação de leitos saiu de 81% na última semana para 76% nesta segunda, queda que acompanha a tendência do estado.

Em São Paulo, onde também há desacelera­ção na demanda por leitos, a taxa de ocupação chegou a 83%.

No outro extremo, capitais como Campo Grande (MS) e Rio Branco (AC) não têm leito disponível para.

O cenário também é crítico nos demais estados do Centro-oeste. Em Mato Grosso, a ocupação segue próxima do limite, com 96% das vagas de UTI ocupadas, ante 98% de sete dias antes.

No Distrito Federal, a taxa de ocupação de leitos Covid era de 97% na terça (20). Em Goiás, houve ligeira redução na última semana, mas, ainda assim, 90% dos leitos estão ocupados e há fila.

Em outros estados, o cenário é de estabilida­de com altas taxas de ocupação. É o caso de Pernambuco, cujo índice é de 97%.

No estado do Rio de Janeiro, a fila por UTIS públicas despencou de 419 para 196, mas a ocupação de leitos continua alta, em 86%.

O Paraná também segue com quadro de estabilida­de, com o índice de ocupação de UTIS girando em torno de 94%. O quadro é melhor no Rio Grande do Sul, onde a ocupação caiu de 87% para 83% em uma semana.

Em Santa Catarina, o cenário está estável, com 96% das UTIS ocupadas mesmo com a criação de 18 leitos.

Em Minas Gerais, a ocupação de leitos de UTIS públicas para Covid-19 registrou recuo pequeno, de 91% para 89%. (Folha)

 ?? Lucio Tavora - 11.mar.21/xinhua ?? Paciente com Covid-19 é internado em hospital de Brasília; Distrito Federal e 14 capitais estão com mais de 90% de taxa de ocupação de UTIS
Lucio Tavora - 11.mar.21/xinhua Paciente com Covid-19 é internado em hospital de Brasília; Distrito Federal e 14 capitais estão com mais de 90% de taxa de ocupação de UTIS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil