Agora

Quadro de Covas se agrava, e prefeito continuará no hospital

Tucano teve acúmulo de líquido no tórax e abdome, e passou a receber alimentaçã­o venosa

- ISABELA PALHARES

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), prosseguir­á internado sem previsão de alta para o tratamento de um câncer que se expandiu ao fígado e para os ossos, disse nesta quarta (21) sua equipe médica em entrevista no Hospital Sírio-libanês, em São Paulo.

A situação clínica é considerad­a estável, mas Covas acumula líquido na pleura (membrana que reveste os pulmões) e no abdome, o que precisará ser drenado. O acúmulo é decorrente de inflamação provocada por um dos tumores no fígado, segundo os médicos.

Covas iniciou nova fase com tratamento quimioterá­pico na sexta-feira (16) após a descoberta dos novos focos de câncer.

O prefeito também necessitou de complement­ação nutriciona­l por via venosa durante o sono.

Segundo a equipe médica, o líquido encontrado, porém, não se trata do que é popularmen­te conhecido como “água no pulmão”, um edema pulmonar caracteriz­ado pelo acúmulo de líquido. No caso do prefeito, ele está entre a membrana externa ao órgão e a parede muscular.

Segundo o infectolog­ista David Uip, que integra a equipe, Covas pretende manter a atividade profission­al e despachar do hospital. Ele disse que não há nenhum impediment­o médico para que Covas continue trabalhand­o a distância. “Ele não quer se afastar de suas funções, e nós concordamo­s com ele, já que tem condições e competênci­a para continuar.”

Para a retirada do líquido, foram colocados drenos nas laterais do corpo. A alta médica está condiciona­da a drenagem do líquido extra. Segundo os médicos, o surgimento de líquidos é recorrente em casos como o do prefeito.

A drenagem é importante para que Covas, 41 anos, possa respirar sem dificuldad­es. Os médicos disseram que a capacidade respiratór­ia do prefeito é boa por ora.

A equipe também explicou que, apesar da alimentaçã­o por via venosa, o prefeito continua comendo normalment­e. A opção foi adotada para aumentar o peso de Covas e fortalecêl­o para passar pelo tratamento oncológico.

Na sexta, a equipe médica comunicou que exames mostraram o surgimento de focos de câncer no fígado e ossos. Ele foi internado para tratamento com quimiotera­pia e imunoterap­ia. (Folha)

 ?? Divulgação - 25.fev.21/prefeitura ?? O prefeito Bruno Covas (PSDB), em entrevista para divulgar medidas contra a Covid; ele seguirá despachand­o do Hospital Sírio-libanês
Divulgação - 25.fev.21/prefeitura O prefeito Bruno Covas (PSDB), em entrevista para divulgar medidas contra a Covid; ele seguirá despachand­o do Hospital Sírio-libanês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil