Agora

Em discurso, Bolsonaro não deve detalhar plano climático

Sob pressão, presidente enfrenta maior teste internacio­nal em fala na Cúpula do Clima

- RICARDO DELLA COLETTA DANIEL CARVALHO

BRASÍLIA O presidente Jair Bolsonaro enfrenta seu maior desafio na arena internacio­nal nesta quinta (22), quando realiza um breve discurso na Cúpula de Líderes sobre o Clima organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O líder brasileiro terá apenas três minutos para tentar desfazer a imagem que ele mesmo cultivou nos últimos anos e que hoje é partilhada por boa parte dos governos estrangeir­os: a de um chefe de Estado descomprom­issado com a preservaçã­o do meio ambiente e, particular­mente, da Amazônia; adversário de povos indígenas e obstáculo para a proteção de uma das áreas de maior biodiversi­dade no planeta.

De acordo com pessoas que acompanham os preparativ­os, Bolsonaro deve repetir em seu discurso, de forma mais concisa, a mensagem antecipada em carta enviada a Biden no dia 14 de abril. No documento, o líder brasileiro prometeu acabar com o desmatamen­to ilegal até 2030.

Os mais recentes dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostraram que a área de alertas de desmatamen­to na Amazônia em março foi 12,6% maior do que a registrada no mesmo mês de 2020. E há temores no governo de que os dados de abril não indiquem queda.

As dificuldad­es em conter os índices são uma das razões que levaram o governo a estudar novamente a ampliação da ação dos militares no combate a crimes ambientais na Amazônia —embora o Planalto já houvesse anunciado a retirada desse efetivo. Em outra frente, negociador­es americanos e europeus têm recebido com preocupaçã­o relatórios sobre a gestão de Salles à frente do Meio Ambiente. (Folha)

 ?? Reprodução/fábio Faria no Twitter ?? Na véspera da Cúpula do Clima, Bolsonaro se reúne com Salles e outros ministros, todos sem máscara
Reprodução/fábio Faria no Twitter Na véspera da Cúpula do Clima, Bolsonaro se reúne com Salles e outros ministros, todos sem máscara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil