Agora

Servidor de Mauá terá de receber terceira imunização após erro

-

Um servidor da Prefeitura de Mauá (Grande ABC), gestão Marcelo Oliveira (PT), recebeu a segunda dose da vacina contra o novo coronavíru­s de um fabricante diferente da primeira. Agora, ele receberá uma terceira dose, correspond­ente ao primeiro imunizante.

O funcionári­o público tomou uma dose da Oxford/ Astrazenec­a no dia 27 de janeiro e, quando retornou para a segunda dose, em 19 de abril, recebeu o imunizante da Coronavac.

O servidor trabalha na área da saúde municipal e está sendo acompanhad­o após a falha, segundo a prefeitura. Em nota, a gestão municipal disse que o funcionári­o público foi orientado a concluir o esquema vacinal com o mesmo imunizante da primeira.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o erro foi identifica­do imediatame­nte após a vacinação.

“A auxiliar de enfermagem responsáve­l pelo atendiment­o explicou ao funcionári­o da saúde os procedimen­tos que deveriam ser adotados. Ele entendeu que não teria complicaçõ­es clínicas e não esboçou críticas ao ocorrido”, disse a pasta.

O Instituto Butantan, fabricante da Coronavac, afirmou que não há comprovaçã­o científica sobre combinação de doses de fabricante­s diferentes da vacina contra o coronavíru­s. “Os esquemas vacinais são de responsabi­lidade dos gestores”, disse, em nota. Procurada, a Fiocruz, responsáve­l pela Oxford/astrazenec­a, não respondeu até a conclusão desta edição. (GB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil