Agora

Para EUA, credibilid­ade se apoiará ‘em planos sólidos’

-

WASHINGTON O discurso de Jair Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima, nesta quinta-feira (22), foi visto como “positivo” e “construtiv­o” pelo governo americano, mas auxiliares de Joe Biden dizem que a credibilid­ade do presidente brasileiro se apoiará em “planos sólidos”.

De acordo com um porta-voz do Departamen­to de Estado americano, Bolsonaro imprimiu tom positivo e construtiv­o ao seu discurso na cúpula, ressaltand­o que é justo questionar como os países vão atingir objetivos tão ambiciosos. O membro do governo Biden, porém, destacou que a credibilid­ade dos EUA se apoiará em planos sólidos, na execução do trabalho e em um foco implacável nos resultados.

Os americanos ainda cobram, nos bastidores, que o discurso seja refletido em ações práticas e que resultados tangíveis sejam vistos ainda neste ano. Por outro lado, celebram o que consideram uma moderação retórica do brasileiro. Ainda segundo o porta-voz do Departamen­to de Estado, alcançar a neutralida­de de carbono até 2050, dez anos antes do compromiss­o anterior e sem pré-condições, é significat­ivo, assim como o compromiss­o de dobrar os fundos disponívei­s para fiscalizaç­ão.

A visão otimista é vantajosa para Biden, que tenta se consolidar como líder na reconfigur­ação da geopolític­a mundial. (Folha)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil