Agora

País supera 100 mi de doses aplicadas

-

O Brasil superou, nesta quinta-feira (1º), a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas.

O número se divide em 74.539.876 milhões de primeira dose e 25.944.570 da de reforço. Além disso, entram na conta 636.015 vacinas de dose única.

Proporcion­almente, porém, apenas 16,52% da população com mais de 18 anos (pouco mais de 26 milhões de pessoas) estão completame­nte imunizadas (com duas doses ou com vacina de dose única).

Até recentemen­te, a maior fatia era da vacina Coronavac, da farmacêuti­ca chinesa Sinovac produzida no país pelo Instituto Butantan. Em seguida, o imunizante da Astrazenec­a/universida­de de Oxford, produzida no Brasil pela Fiocruz, começou a ser aplicada e hoje já responde pela maioria das vacinas aplicadas.

Os dois imunizante­s representa­m, respectiva­mente, 34% e 57% das primeiras doses aplicadas no país.

As duas foram as primeiras a receberem aprovação emergencia­l para aplicação no país. Depois, em 23 de fevereiro, veio a da vacina da Pfizer. Por fim, em 31 de março, a Anvisa (Agência

Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu a aprovação emergencia­l da vacina da Janssen (braço farmacêuti­co da Johnson & Johnson), de dose única.

Essas duas últimas representa­m uma fatia considerav­elmente menor de participaç­ão no programa brasileiro de imunização: 9% são vacina da Pfizer e 0,01% é da Janssen, que só chegou ao país em 22 de junho. (Folha)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil