Agora

80% dos alunos não passaram de 2 h em aplicativo de aula online

Dado da rede estadual leva em conta período de maio a dezembro de 2020; secretaria cita TV

- JOSÉ MARQUES ANGELA PINHO

Oito em cada dez alunos das escolas estaduais de São Paulo não ficaram mais que duas horas online no aplicativo de ensino remoto do governo paulista ao longo de quase todo o ano de 2020.

Os dados foram levantados junto ao governo do estado pela área técnica do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e se referem à soma dos acessos no período.

O aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo foi a principal aposta da gestão João Doria (PSDB) para manter a aprendizag­em em meio à pandemia.

Em maio do ano passado, a reportagem já havia mostrado que menos da metade dos alunos da rede paulista havia acessado o aplicativo do Centro de Mídias, ou seja, feito um mero login no sistema.

O problema se devia à falta de computador­es e celulares e de informaçõe­s sobre como acessar o sistema por parte dos alunos.

Os dados coletados pelo TCE mostram que esse cenário praticamen­te não mudou nos meses subsequent­es. No último mês de 2020, o dado estava ainda estacionad­o em 49,7%.

Em junho, melhor mês do ano, 826 mil estudantes haviam acessado o Centro de Mídias, apenas 25% do total da rede de ensino.

O tempo que os alunos passaram no aplicativo revela um cenário pior ainda. As informaçõe­s sobre o período de acesso começaram a ser coletadas em 26 de maio, um mês após a estreia do Centro de Mídias.

O relatório mostra que, somando todos os acessos entre essa data e o dia 31 de dezembro, 81,2% dos alunos ficaram no máximo duas horas no aplicativo.

Mais da metade (62%) nem sequer acessou ou não completou uma hora ao longo dos sete meses avaliados; 18,4% ficaram até duas horas; 7,4% permanecer­am entre duas e dez horas; e apenas 11,3% assistiram a mais de dez horas de aula no período inteiro.

Coordenado­ra do Centro de Mídias, Bruna Waitman disse que o aplicativo não era a única forma de acesso dos alunos ao ensino remoto, citando Facebook, Youtube, televisão e atividades que o aluno realiza por conta própria. (Folha)

 ?? Rubens Cavallari - 8.fev.2021/folhapress ?? Sala de aula na volta presencial em fevereiro deste ano; relatório mostra que oito em cada 10 alunos ficaram menos de 2h online em aplicativo
Rubens Cavallari - 8.fev.2021/folhapress Sala de aula na volta presencial em fevereiro deste ano; relatório mostra que oito em cada 10 alunos ficaram menos de 2h online em aplicativo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil