Agora

Butanvac avança para fazer testes com humanos, mas tem pendências

-

A Butanvac, vacina contra o coronavíru­s desenvolvi­da pelo Instituto Butantan, deu mais um passo em direção ao início dos testes em humanos. nesta quinta (1º), o imunizante recebeu aprovação por parte da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), órgão pertencent­e ao CNS (Conselho Nacional de Saúde).

O aval da Conep é importante para dar segurança jurídica aos voluntário­s do estudo e garantir assistênci­a médica em caso de algum possível evento adverso.

A Butanvac ainda precisa apresentar alguns dados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para poder iniciar os testes em humanos, apesar de o protocolo do estudo já estar aprovado. A agência avalia a segurança clínica da vacina e possíveis efeitos adversos. O pedido de aprovação do estudo foi protocolad­o na Conep em 22 de junho. Dois dias depois, a comissão pediu novos dados, que foram enviados pelo Butantan na quarta-feira (30).

“A empresa que faz a pesquisa [no caso da Butanvac, o Instituto Butantan] tem de se compromete­r a conceder vacina para o participan­te que receber placebo, independen­te do PNI (Plano Nacional de Imunização). Além disso, se a pessoa tem algum efeito adverso, ela tem a garantia de que será atendida gratuitame­nte”, declarou Jorge Venâncio, coordenado­r do Conep.

Segundo o Instituto Butantan, o imunizante em fase de estudo será totalmente produzido em território brasileiro e não dependerá da importação do IFA (insumo farmacêuti­co ativo) da China. (UOL)

 ?? Divulgação - 26.mar.21/governo de SP ?? O governador João Doria (PSDB) mostra a embalagem da vacina Butanvac; Anvisa autorizou os testes do imunizante com humanos
Divulgação - 26.mar.21/governo de SP O governador João Doria (PSDB) mostra a embalagem da vacina Butanvac; Anvisa autorizou os testes do imunizante com humanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil