Agora

Timão encaixa sua defesa sob Sylvinho

Enquanto ataque fica devendo, Alvinegro tem a menor média de gols sofridos no Brasileiro

- YAGO RUDÁ

Nocomandod­ocorinthia­ns há pouco mais de um mês, Sylvinho priorizou a construção da solidez do sistema defensivo em suas primeiras semanas de trabalho. A estratégia tem surtido efeito e, após oito rodadas do Campeonato Brasileiro, o Alvinegro já registra a menor média de gols sofridos entre todos os clubes da Série A.

Até aqui, em oito partidas disputadas, o Timão foi vazado apenas seis vezes, tendo saído ileso contra São Paulo, Bahia e AméricaMG. A média de 0,75 gol sofrido por jogo é a melhor do campeonato.

Atrás aparece o Athletico-pr, com média de 0,85 tento sofrido por jogo. Fortaleza, Santos e Sport (0,87) completam a lista das equipes com média inferior a um gol levado por partida. O Atlético-go liderava, mas o 4 a 1 que levou do Atléticomg o fez despencar.

A explicação para a evolução defensiva do Corinthian­s passa pela mudança do esquema adotado por Sylvinho. Com três volantes, os zagueiros ficam mais protegidos e os laterais têm liberdade para atacar.

Em contrapart­ida, a equipe ainda encontra muita dificuldad­e para se impor ofensivame­nte e, até aqui, aposta única e exclusivam­ente na velocidade pelas beiradas do campo.

“Vejo um Corinthian­s organizado, se defendendo bem, sofrendo menos. Outras fases virão. Você me pergunta de 30 dias de trabalho e, realmente, a gente está buscando melhoras, contente com a entrega. As coisas do futebol são muito rápidas. Temos que cuidar da parte ofensiva, do meio de campo, da parte de criação. O time é a cara do Corinthian­s e é isso que nós queremos”, afirmou Sylvinho, que agora prevê focar nos homens da frente. Afinal,

o Timão anotou apenas seis gols nesses oito jogos (média de 0,75 gol por jogo).

Outro ponto que ajuda a explicar o bom momento do Alvinegro defensivam­ente é a boa fase da dupla de zaga, atualmente formada por João Victor e Gil.

O jovem de 22 anos assumiu o posto entre os titulares, colocou o experiente Jemerson no banco de reservas e tem se destacado pela saída de bola, auxiliando os volantes e, sobretudo, o lateral Fagner.

O experiente Gil, depois de ser muito criticado pela torcida e receber sondagens de outros clubes da Série A, voltou a desempenha­r um bom futebol e hoje é uma das lideranças técnicas do elenco alvinegro. (UOL)

 ?? Rodrigo Coca - 23.fev.21/ag. Corinthian­s ?? Após passar por um período de altos e baixos, o zagueiro Gil volta a dar segurança ao sistema defensivo do Alvinegro no Campeonato Brasileiro
Rodrigo Coca - 23.fev.21/ag. Corinthian­s Após passar por um período de altos e baixos, o zagueiro Gil volta a dar segurança ao sistema defensivo do Alvinegro no Campeonato Brasileiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil