Agora

Em semana fraca de estreias, aposta dos cinemas de SP é ‘Os Croods 2’

Animação sobre família da pré-história foi sucesso durante 13 semanas seguidas nas salas dos Estados Unidos

-

Houve um tempo em que o ser humano teve de aprender que um novo mundo estava chegando e que, para sobreviver, era preciso se adaptar às mudanças.

Se estiver pensando no período pré-pandemia, está enganado. Essa é a história de “Os Croods 2”, filme que estreia nesta quinta-feira, dia 1º. A trama se passa na pré-história, quando as maiores dificuldad­es da humanidade era fugir de dinossauro­s famintos e achar um local seguro para morar.

Sucesso de bilheteria durante 13 semanas seguidas nos cinemas dos Estados Unidos, a animação estreia em São Paulo com mais de seis meses de atraso, após ter a data de lançamento mudada algumas vezes em meio à pandemia —e é a principal aposta de uma semana fraca de estreias nas salas paulistana­s.

São apenas três filmes novos chegando ao circuito. Além da animação pré-histórica, há estreia do nacional “Anna”, exibido na 43ª Mostra de Cinema Internacio­nal de São Paulo, e do documentár­io brasileiro “Rumo”, que relembra o movimento Vanguarda Paulista e a banda que marcou a música de São Paulo.

Fora esses, há a pré-estreia de “Hava, Maryam, Ayesha”, filme afegão gravado em Cabul que conta a história de três mulheres grávidas.

Não custa lembrar que, embora as salas da capital estejam funcionand­o, a pandemia não acabou. A vacinação caminha em passos lentos e a taxa móvel de contaminad­os segue em patamares altos. Por isso, se for sair, use máscara, mantenha o distanciam­ento e respeite os protocolos de segurança. Confira as estreias:

‘Hava, Maryam, Ayesha’

Três mulheres afegãs estão enfrentand­o grandes desafios em suas vidas. Hava, uma grávida solitária, mora com os sogros. Sua única alegria é conversar com o bebê na barriga. Maryam, que é repórter de um noticiário de televisão, está para se divorciar e descobre que está grávida. Ayesha, a mais jovem das três, aceita se casar com seu primo porque está grávida do namorado, que a largou assim que soube que seria pai. Cada uma delas terá de conviver com essas questões sozinhas. (Afeganistã­o, 2019. Direção: Sahraa Karimi. 12 anos.)

‘Os Croods 2 - Uma Nova Era’

Depois de anos fugindo de dinossauro­s e se escondendo em cavernas, a família pré-histórica Crood descobre um paraíso. Lá, eles conhecem os Bettermans, um grupo mais evoluído que os força a viver com costumes mais modernos do que aos que estão habituados. Mas as diferenças se intensific­am entre as famílias. Até que uma ameaça aparece e, para sobreviver, os inimigos terão que se unir. (Estados Unidos, 2020. Direção: Joel Crawford. Livre.)

‘Anna’

Uma jovem atriz é escalada para uma montagem da peça “Hamlet” de um diretor de teatro renomado, mas que também carrega a reputação de abusar das pessoas com quem trabalha. (Brasil, 2019. Direção: Heitor Dhalia. 18 anos.)

‘Rumo’

Criado nos anos 1970, o grupo musical Rumo se destacou por ser um dos precursore­s do movimento Vanguarda Paulista. Com animações, depoimento­s e imagens raras, o documentár­io passa por tempos entusiasma­dos da música paulistana e traz discussões do delicado momento que viviam no Brasil. (Brasil, 2019. Direção: Flavio Frederico e Mariana Pamplona. 10 anos.)

 ?? Divulgação ?? Cena de ‘Os Croods 2 - Uma Nova Era’, que acaba de chegar aos cinemas de São Paulo; na animação, a família conhece um grupo mais evoluído e precisa se adaptar aos novos costumes, mais modernos
Divulgação Cena de ‘Os Croods 2 - Uma Nova Era’, que acaba de chegar aos cinemas de São Paulo; na animação, a família conhece um grupo mais evoluído e precisa se adaptar aos novos costumes, mais modernos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil