Agora

Short masculino está cada vez mais curto

Antes motivo de chacota, peça ganha passarelas de grifes como Prada e famosos como Gusttavo Lima

- EDUARDO MOURA

O shortinho masculino deixou de ser “crime fashion”. A peça hoje povoa as passarelas de grifes e aperta as virilhas de alguns ricos e famosos. Mas será que o homem médio adotará shorts tão curtos? “Depende um pouco do compriment­o”, diz Sofia Martinelli, da consultori­a WGSN.

“Em desfiles internacio­nais que acabaram de acontecer —Prada, JW Anderson, Fendi—vimos uns shorts muito curtinhos, no comecinho da coxa mesmo. Isso não vai chegar ao Brasil imediatame­nte. Inclusive eu acho bem difícil isso entrar numa moda massiva”, acrescenta.

O renascimen­to da peça tem uma forte ligação com os esportes e o mundo fitness, mas tem portavozes na indústria cultural. Fato é que há hoje uma maior abertura do público masculino para a peça, ainda que não nas suas versões mais extremas. “Durante muito tempo eu vendi o mesmo tanto de shorts e bermudas. No verão passado, o short saiu bem mais que a bermuda. E esse short mais curto ainda teve uma venda grande também”, conta o estilista Amir Slama, que apresenta esse tipo de peça em seus desfiles pelo menos desde 2018. “A gente sente desde o verão passado uma procura por shorts mais curtos, não só para ir à praia, mas também para usar na cidade.”

“Historicam­ente o homem sempre usou mais bermuda. Todavia, não é a primeira vez que esses shorts estão curtos. Se você olhar a seleção brasileira da Copa de 1982, os calções eram bem curtos e justos”, diz o historiado­r João Braga, professor da Fundação Armando Álvares Penteado.

Os três concordam que as tais calças curtíssima­s também carregam um elemento de erotismo, num momento em que o homem é mais livre para expressar a sua sexualidad­e, seja ela qual for. “Essa era de culto ao corpo, não só como forma de saúde, mas também de padrão estético, vem a partir dos anos 1980”, afirma João Braga. (Folha)

 ??  ??
 ?? Reprodução ?? Gusttavo Lima é adepto do short curto pelo menos desde 2020, quando usou a peça em uma live
Reprodução Gusttavo Lima é adepto do short curto pelo menos desde 2020, quando usou a peça em uma live

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil