Agora

Aline Midlej assume nova função na Globonews

Jornalista vai substituir Heraldo Pereira no Jornal das 10; ela recorda racismo e cita Ricardo Boechat como mestre: ‘Ele foi o ídolo com o qual eu trabalhei’

- MARTHA ALVES

Inspiração para muitas jovens negras, a jornalista Aline Midlej, 38 anos, encara a partir de hoje o desafio de apresentar o principal telejornal da Globonews, como a nova âncora do Jornal das 10. Ela substitui Heraldo Pereira, titular na bancada desde 2017, que passa a comandar o noticiário político do Bom Dia Brasil (Globo).

“Para mim é uma honra, imensa responsabi­lidade e um sinal de que tenho feito coisas de que de fato vão ao encontro do jornalismo que a Globo quer e que eu quero fazer. Conseguir estar no lugar dele [Heraldo Pereira] a partir de agora me indica que a gente está fazendo, trilhando, um caminho como canal, como jornal, e eu como jornalista na direção que eu desejo”, diz.

A nova casa de Midlej é só uma das mudanças anunciadas pelo jornalismo da Globo e da Globonews. O Edição das 10, apresentad­o até agora pela jornalista, passará a se chamar Conexão Globonews, com apresentaç­ão de Leilane Neubarth, do Rio, José Roberto Burnier, de São Paulo, e Camila Bonfim, de Brasília. Os dois primeiros voltando do home office após se vacinarem contra a Covid.

Em entrevista à reportagem, Aline Midlej afirma que vai trazer a sua assinatura na apresentaç­ão do Jornal das 10 e pretende sair do estúdio para fazer reportagen­s. O primeiro entrevista­do será um dos pesquisado­res mais antigos do Fiocruz que vai falar sobre a vacina nacional contra a Covid-19. Ela também visitou a fábrica onde está sendo produzido o imunizante.

Aline, que trabalhou por seis anos na Band, antes de chegar ao Grupo Globo, afirma que sofreu racismo no início de sua carreira, mas sempre de forma velada, indireta, e defendeu maior representa­tividade na TV. “Muitas meninas e mulheres me veem e, não só se identifica­m, mas conseguem se enxergar nesses lugares. Passar a fazer uma nova leitura de si mesma é grandioso, muito poderoso, potente.”

Amigo e mestre

A jornalista também lembrou do amigo Ricardo Boechat (1952-2019) e da importânci­a que ele teve em sua carreira, dizendo que ainda não consegue acreditar que ele morreu há dois anos. “O Boechat era meu mestre, era meu ídolo e conselheir­o. Ele foi o ídolo com o qual eu trabalhei, eu conversava com ele todos os dias, eu tive a sorte de ter o afeto dele”. Leia trechos editados da entrevista.

A jornalista conta o que a Globonews

vai trazer de novidade no Jornal das 10. “A gente está trazendo um novo olhar e quer trazer elementos visuais que criem novas identifica­ções para o assinante.”

E ela fala como é substituir Heraldo Pereira no comando do jornalísti­co. “O Heraldo é um mestre, é maravilhos­o e tem muitas qualidades. Para mim, é uma honra, imensa responsabi­lidade e um sinal que tenho feito coisas de que de fato vão ao encontro do jornalismo que a Globo quer e que eu quero fazer. Conseguir estar no lugar dele [Heraldo Pereira] a partir de agora me indica que a gente está fazendo, trilhando um caminho como canal, como jornal e eu como jornalista na direção que eu desejo.”

 ?? João Miguel Jr./tvglobo ?? Aline Midlej assume o comando do Jornal das 10 da Globonews no lugar de Heraldo Pereira, titular desde 2017
João Miguel Jr./tvglobo Aline Midlej assume o comando do Jornal das 10 da Globonews no lugar de Heraldo Pereira, titular desde 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil